FICHA TÉCNICA Autora: P et er Straub Editora:  Grupo Editorial Record Páginas: 392 Gênero: Suspense, Mistério, Terror , L...

17 Comments

FICHA TÉCNICA
Autora: Peter Straub
Editora: Grupo Editorial Record
Páginas: 392
Gênero: Suspense, Mistério, Terror, Literatura Estrangeira.
ISBN: 978-85-28620-48-4
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
(Exemplar cedido pela editora)

SINOPSE

Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.

RESENHA CRÍTICA
Este é o primeiro livro de Peter Straub que li, devo confessar que tinha as expectativas extremamente alta, afinal o livro Um Passado Sombrio conta com a recomendação do Stephen King, então é claro que não é algo muito comum de encontrarmos e com certeza este é um fato que não passa despercebido aos olhos de um leitor!

O livro Um Passado Sombrio surge com o escritor Lee Harwell que curioso e interessado em uma história sombria perdida no passado e vivida por sua esposa Eel (Lee) e seus amigos juntamente com a universitária sedutora Meredith e com o Guru Spencer Mallon, Lee Harwell começa a investigar a história através de um 'diário' do falecido policial responsável pelo caso e a partir daí entra em contato com seus amigos do colegial através de sua esposa.

Tem início então uma série de dúvidas, mistério, suspense e terror em volta de um ritual secreto dirigido por Spencer Mallon e seus discípulos (A esposa e amigos de Lee, e Meredith). Lee encontra cada personagem importante desta história para formar tamanho quebra cabeça e buscar entender como este ritual ocasionou a morte de um dos discípulos de Mallon.


Em meio a tanto mistério e assombro o leitor vai sendo dirigido ao centro da trama, vai invadindo a mente destes personagens e revendo o dia do ritual de acordo com a experiência de cada um.

O livro vai sendo direcionado alternando entre as visões dos personagens, fato que aprecio muito, mas devo reconhecer que esta narrativa em alguns momentos tornou a leitura cansativa por algumas vezes a narrativa dos personagens repetirem alguns detalhes.

Contudo, devo dizer que mesmo com este pequeno incomodo na leitura o livro Um Passado Sombrio é maravilhoso, envolvente de tal forma que este pequeno ponto negativo se torna imperceptível e até relevante quando comparado com a obra no total, sendo assim, não tem como não elogiar e recomendar a obra assim como fez Stephen King!

Bom passado sombrio a vocês Jovens Literários!



Você pode gostar

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Olá, Eloísa.
    Não gosto quando fazem isso de colocar a recomendação de algum autor famoso na capa do livro. De duas uma, ou a gente cria enormes expectativas sobre o livro e acaba se decepcionando ou fica pensando que o autor não tem competência para precisar vincular seu nome a de um outro famoso. Já li algumas resenhas sobre esse livro e todas foram positivas como a sua mas pelo menos no momento ele não me interessa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Sil
      Bom, eu não me importo muito, mas preferia que colocassem atrás junto a sinopse, pois assim de certa forma 'rouba' o foco do livro e do seu autor... Mas enfim eu gostei muito da leitura, recomendo! hehe

      Excluir
  2. Aiii que medo! Tenho coragem de ler não hahahaha
    Sou muito cagona mesmo. Iria ter pesadelos depois kkkkk
    Mas super curti a resenha! Você sempre arrasa, irmãzinha! <3
    Beijos!!!

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá mana,
      Nossa, dá uns arrepios e uns medinhos, mas vale a pena cada mini infarto! aoksoaoskpaksaops
      Fico contente que tenha gostado da resenha, muito obrigada minha linda. <3
      Bjoos

      Excluir
  3. Oi...
    Este livro possui trechos fortes, pois li um do Straub uma vez que era bem pesado (um lugar especial). O fato de ter uma crítica do King deve ser porque eles são amigos (até publicaram a casa negra juntos).
    nacidelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Ainda não li o livro Um Lugar Especial, mas agora fiquei curiosa e também pretendo ler o livro A Casa Negra. ^^
      Abraços

      Excluir
  4. Adorei a resenha. Não sei se esse livro estaria fazendo parte da minha lista de desejados, mas depois vou pesquisar um pouco mais.
    Adorei seu blog.
    Abraços!
    umlivroabertoig.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Fico contente que tenha gostado blog e da resenha! é um livro incrível e se ler tenho certeza que vai gostar. ^^
      Abraços.

      Excluir
  5. Oi, Elô!
    Essa obra gera opiniões muito controversas. Teve gente que gostou, teve gente que não.. E eu estou em cima do muro, mas acho que vou acabar lendo de um jeito ou de outro hahahaha
    Eu estou curiosa sobre o que você comentou no facebook sobre colunas novas aqui hein hahhahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  6. Uau!Amei demais o seu blog e já estou seguindo!!
    Beijoss!

    https://thailamelloni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Fico feliz que tenha gostado, seja muito bem vinda!
      Bjoos

      Excluir
  7. Oi, Eloísa!
    Acho que nem preciso mais dizer que esse é exatamente o tipo de livro que eu amo. <3
    Adorei a ideia do livro e mais uma vez você arrasou na resenha!^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Dani
      Realmente esse livro é tua cara! hahahah
      Espero que aprecie a leitura e muito obrigada. <3
      Bjoos

      Excluir
  8. Essa capa é MUITO bonita, até pouco tempo nem conhecia o livro. Até que vi uma resenha bem negativa. Agora estou em dúvida hahaha, acho que esperarei mais um pouquinho antes de decidir lê-lo...


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Ahh esse livro dividiu muitas opiniões entre leitores, alguns cm eu amou outros não gostaram. kkkk
      Te entendo perfeitamente! ;)
      Bjoos

      Excluir
  9. Oie :D
    Mal conheço esse livro mas já considero pakas HAHA
    A-M-O esse tipo de história e sua resenha me despertou mais o interesse para ler este livro. Gostei do bloog e já coloquei no meu feed para acompanhar as atualizações.
    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Seja bem-vindo a família dos Jovens Literários, fico muito contente que tenha gostado do blog e da resenha! <3
      Esse livro é ótimo, recomendo muitooo, tu vai amar!
      Abraços

      Excluir