FICHA TÉCNICA Autora:  Babi Souza Editora:  Galera  Record Páginas:  144 Gênero:  Não-Ficção,  Literatura Brasileira. ISBN:...

23 Comments

FICHA TÉCNICA
Autora: Babi Souza
Editora: Galera Record
Páginas: 144
Gênero: Não-Ficção, Literatura Brasileira.
ISBN: 978-85-01107-51-4
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★ 
(Exemplar cedido pela editora)

SINOPSE
Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?
Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. 
Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

RESENHA CRÍTICA
Sabe aquele livro mega fofo? Aquele que defende um causa corajosamente? Aquele livro inspirador? Aquele que traz números, pesquisas, gráficos, inspirações e história? Então, aquele que traz todas estas maravilhas com certeza é o livro Vamos Juntas? escrito pela Babi Souza que tive a honra de receber junto ao livro O papel de parede amarelo (Para ler a resenha clique aqui!) do Grupo Editorial Record como uma surpresa maravilhosa e encantadora. Os dois livros são incríveis, os dois lutam por uma causa a qual eu apoio e me identifico muito (MUITOOO MESMO! rsrsrs), o feminismo, sendo assim tive que pular alguns livros da minha lista de leitura para ler estas duas obras.

O livro Vamos Juntas? é mais uma conquista do movimento de mesmo nome criado pela Babi Souza, durante a leitura vamos conhecendo como surgiu o movimento, qual o objetivo dele, vamos lendo depoimentos inspiradores de mulheres que colocaram em prática o que o movimento propõe, enfim Vamos Juntas a Babi ler relatos, nos inspirarmos, participarmos do movimento, conhecer o feminismo e a palavra mais linda do mundo (mais linda ainda quando está  em prática), a sororidade, o livro é maravilhoso, mostra muitos  aspectos que passam por nós mulheres muitas vezes despercebido, tira dúvidas, mitos, denuncia o preconceito e o machismo e a cada palavra nos empodera!



A leitura desse livro é fascinante, o movimento Vamos juntas? é mais fascinante ainda e a sororidade é a 1ª maravilha no mundo particular! Eu falei, elogiei, falei mais um pouco, elogiei ainda mais... Mas nem ao final dessa resenha não vou conseguir expressar em palavras a grandiosidade deste movimento, porém posso contar a vocês um pouquinho do que esse livro e movimento são, o que ele pretende, o que  senti ao ler o livro e finalmente conhecer  o projeto.



O Vamos juntas é um movimento que propõe que as mulheres se unam, pratiquem a sororidade, se empoderem e literalmente que nós Vamos juntas mesmo... Tá, mas como assim Elo? Eu explico, quantas vezes você não se sentiu insegura estando sozinha na rua, sem ninguém que você conhecesse? Quantas vezes você ouviu passos vindos atrás de você e sentiu um medo imensurável? Quantas vezes olhou para trás tremendo de medo e para sua tranquilidade quem vinha logo atrás  era outra mulher? Com certeza esta mulher ficou aliviada ao ver um rosto feminino a olhá-la, vocês duas não se sentiriam mais tranquilas se fossem ao seu destino  juntas e em segurança com a companhia uma da outra? Não estariam mais seguras e tranquilas se não fossem juntas? Não  diminuiria a chance de serem violentadas por estarem juntas? SIIIIM, eu também fiquei pasma por nunca ter  pensado nisso, mas a Babi pensou e criou este movimento que tem a intenção de irmos juntas!

O movimento já alcançou muitos lugares do Brasil e até internacional, no facebook a grupos para cada  região do Brasil, mulheres que vão juntas, se sentem mais seguras e se empoderam a cada ir e vir, o livro vem para divulgar ainda mais esse movimento, vem para tirar dúvidas, espalhar a sororidade e empoderar as mulheres quebrando o mito de que o feminismo é odiar homens, inclusive  no livro há  um card que deixa explícito que o ódio a homens vem do feMISmo e não do femiNISmo!



Enfim é  um movimento e um livro que recomendo e MUITO, tenho certeza que nós mulheres nos apoiando e nos empoderando vivenciaremos uma realidade mais segura e linda e se você é homem, mas gostou do movimento não  deixe de curtir a fanpage e mandar ou o link dessa resenha ou o link da fanpage a sua amiga, irmã, namorada, esposa, mãe, enfim a todas as mulheres da sua vida (E saiba que eu já te considero e te admiro pakas, o mundo precisa de mais HOMENS como voce ❤).

Para quem quiser saber mais o G1 publicou uma matéria sobre o movimento, para ler clique aqui.
A Babi participou do programa Encontro com Fátima Bernardes a Globo, caso queira assistir basta clicar aqui e será redirecionado.
Fanpage: Vamos juntas?




Eloísa Pompermayer
Eloísa Pompermayer Paranaense | 19 Anos
Bookaholic, Otome, Geek e Nerd. Poeta, Escritora e Fotógrafa Amadora. Eclética. Formada em T.I. Apaixona por Literatura, Música, Teatro, Cinema, Artes Plásticas, Meio Ambiente e Filosofia.
♥ Futura Psicóloga ♥


Você pode gostar

Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Olá!!
    Adorei essa resenha e o livro também! Fiquei muito interessada em ler e é de um assunto que eu adoro, além de ser muito bom para se informar.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Fico contente em saber que gostou da resenha, esse livro é incrível, tenho certeza que ir´´a gostar muito de lê-lo!
      Bjoos

      Excluir
  2. Nossa,
    fiquei maravilhada com a resenha,
    obrigada pela grande dica de hj,amiga querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      O livro e o movimento é incrível, recomendo que leia, você vai apreciar e muito essa leitura tenho certeza!
      Bjoos

      Excluir
  3. Olá, Eloísa.
    Eu vi esse livro sábado na livraria, o formato dele é de bolso né? hehe. Acho super legal esse movimento. Infelizmente vivemos em um pais onde andar sozinho na rua é motivo de ter medo. Eu mesmo já passei por isso várias vezes. teve uma vez que até cheguei a correr por causa de um cara que começou a andar atras de mim. Acho esse movimento muito bacana e o livro bem necessário.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Sil
      Sim, o formato dele é de bolso, super fofo! :3
      O movimento Vamos Juntas? é super lindo, como vc disse infelizmente vivemos em um pais onde andar sozinho na rua é motivo de ter medo e esse movimento faz toda diferença para nós mulheres que sabemos bem o que é sentir esse medo por mais curto que seja o nosso trajeto, também já passei por alguns sustos desses e é indescritível o pavor que nos percorre, mas com esse movimento podemos mudar esse quadro e empoderar ainda mais mulheres por meio da sororidade!
      Bjoos

      Excluir
  4. Oi, Eloísa!
    Toda vez que eu vejo uma resenha desse livro fico com mais vontade de lê-lo. Achei a ideia incrível. Nós falamos tanto de sororidade, mas ás vezes não a praticamos entre nós, garotas. Defendemos só um "grupo" de mulheres sendo que deveríamos defender todas e nos unir!

    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://aquelaborralheira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Jana
      LEIAAAAA, tenho certeza que vai amar e ficar se questionando porque não leu antes (assim como eu fiz kkkkk)
      Concordo contigo, mas felizmente esse quadro está mudando e o Vamos Juntas? contribui e muito para isso!
      Bjoos

      Excluir
  5. Oi Elô, tudo bem?
    Olha só, consegui um tempinho hoje <3 haha
    Eu também recebi os dois livros, mas ainda não consegui ler.
    Eu já tinha gostado muito da ideia do movimento e de ter o livro para explicar tudo certinho, então acho que preciso colocar ele na frente da minha lista de livros, né?!
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Mari, tudo ótimo,
      NOSSA MARI VOCÊ PRECISA LER OS DOIS O QUANTO ANTES MULHER! rsrsrsrrs
      Sério! São livros maravilhosos que todas as mulheres deveriam ler, precisa mesmo colocá-los por primeiro na sua lista de próximas leituras!
      Aguardando para falar sobre eles desde já. rs
      Bjoos

      Excluir
  6. Oi, Elô!
    Eu sou apaixonada por esse movimento. Desde que foi lançado, eu acompanho pelo facebook.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Lu
      Nossa, eu conheci através do livro e me apaixonei, simplesmente encantador assim como o livro!
      Bjoos

      Excluir
  7. Gente, que massa! Não conhecia o livro, nem o movimento mas já amei! Como não pensamos nisso antes né. Que bom que a Babi pensou por nós rsrs. Parabéns pela resenha Elô! Beijos! <3 :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elô, eu estava enganada! Fui curtir a page no face e vi que já tinha curtido antes! *O* então eu já tinha lido sobre o movimento só não lembrava, nem sabia do livro rsrs aff Tamara sendo Tamara hahaha

      Excluir
    2. Oláá Mana <3
      Sei como é, sou muitooooooooooo esquecida tbm. kkkkkk
      É um livro excelente super te recomendo, tenho certeza que vai gostar! <3
      Bjoos

      Excluir
  8. Parabéns pela resenha Elo.
    Livro deve ser muito bom.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vi
      LIVRO MARAVILHOSO, RECOMENDOOO! <3
      Bjoos

      Excluir
  9. Parabéns pela resenha Elo.
    Livro deve ser muito bom.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vi
      LIVRO MARAVILHOSO, RECOMENDOOO! <3
      Bjoos

      Excluir
  10. Oi, Eloísa! Tudo bem? Estou gostando de ver as editoras apostando em livros com essa temática! Li recentemente "Sejamos Todos Feministas" e adorei! <3 Parabéns pela resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem.
      Também estou amando e quero muito ler o livro que vc falou ehehe
      Bjoos

      Excluir
  11. Oi Eloísa, tudo bem contigo ???
    Eu tenho que confessar que nunca li esse livro, mas já li tantas resenhas dele e como apoio muito, muito mesmo o movimento, já adoro essa obra sem nem mesmo tendo lido !!! *-*
    Fiquei muito, muito, muito feliz por ver essa resenha aqui no seu blog. Acho que o Vamos Juntas é um movimento muito importante, mas muito mais do que isso, gosto da abordagem que ele toma. Ao irmos juntas nós passamos a criar esse sentimento de união, de participação, de ver a outra como uma amiga. Gosto da forma como ele faz com que mudemos nossa própria forma de ver outras mulheres !!!
    Com toda a certeza é um movimento para se apoiar e conhecer mais !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Ryoko
      Este livro é incrível, super te recomendo, tenho certeza que vc vai amar!
      O movimento também é maravilhoso e acredito que todas as mulheres deveriam conhecê-lo.
      O livro torna-se conclusivo ao movimento e esclarece muitas dúvidas, além de divulgar o Vamos Juntas?
      Recomendo!
      Bjoos

      Excluir