FICHA TÉCNICA Autora:  Augusto dos Anjos Editora:  Grupo  Editorial Record Páginas:  320 Gênero:  Poemas , Poesias,  Literatura...

25 Comments
FICHA TÉCNICA
Autora: Augusto dos Anjos
Editora: Grupo Editorial Record
Páginas: 320
Gênero: Poemas, Poesias, Literatura Brasileira.
ISBN: 978-85-03010-94-1
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
(Exemplar cedido pela editora)

SINOPSE
Incompreendido e não reconhecido em vida, Augusto dos Anjos (1884-1914) ganha sua mais completa antologia. Em Toda poesia de Augusto dos Anjos, prefaciada por ensaio crítico de Ferreira Gullar, encontram-se os poemas de Eu, único livro publicado em vida pelo autor, e trabalhos até então inéditos.
Frequentemente apontado com um dos escritores que influenciaram o Movimento Modernista, Augusto dos Anjos ficou conhecido pelos versos ácidos e fortes, comparados a de ícones como Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire. Tais características estão presentes em toda a sua obra, como o leitor pode comprovar nesta compilação definitiva. 
Além dos 58 poemas de Eu, o leitor poderá apreciar verdadeiros achados inéditos. Alguns deles, como A caridade, que encerra o livro, foram escritos poucos meses antes de o autor morrer. 
Apesar de terem sido escritos há quase um século, os versos de Augusto dos Anjos mostram-se atuais. Sem dúvida, uma obra de importância ímpar.




RESENHA CRÍTICA
Sabe aquele livro que te leva a conhecer um universo paralelo a aquele já conhecido? Que abre as janelas de sua mente, liberta seus pensamentos e o permite voar livremente sobre ares mais puros... Então, com toda certeza este é um desses livros!

É claro que já havia lido e me encantado com a poesia de Augusto dos Anjos, porém só a partir desse livro pude conhecer a magnitude de 'toda a poesia de Augusto dos Anjos', o livro relata  de maneira crítica e concisa a história, o contexto de vida, as vertentes das rimas e toda a revolução literária de Augusto dos Anjos, o poeta que teve sua maestria reconhecida infelizmente só após sua morte.

No livro ocorre a desconstrução e desmistificação da poesia de Augusto dos Anjos que, muitas vezes  são passadas ainda hoje, afinal, quem nunca ouviu esse nome associado a um poeta simbolista ou parnasiano? Mas com a crítica e análise de Ferreira Gullar aos meus olhos ficou evidente o quanto esta visão é errônea, não posso dizer se sem ler este livro eu passaria a ler seus poemas com a visão, dimensão e contemplação que tenho hoje, mas com certeza posso dizer que o processo seri muito mais lento, portanto só tenho a agradecer por ter tomado a decisão de ler o livro d por Ferreira Gullar ter possibilitado essa ascensão poética.

Além desta nova visão o livro presenteou-me com poemas inéditos que o autor não publicou em vida, um mais encantador e revolucionário que o outro, hoje não me resta dúvidas de que Augusto dos Anjos foi o poeta pré-modernista que, provavelmente, tornou possível a poesia tão aclamada de 1922, foi o precursor da poesia que eleva os sentimentos ao patamar realista, sai do abstracionismo, do observador e transfigura para protagonista e escritor dos sentimentos do âmago do ser, um poeta que nos deixou apenas um livro publicado, porém um livro que ultrapassa a tradução superficial dos sentimentos, passa uma visão ampla e crítica, se aproxima de toda inspiração de seus poemas e tende a falar do que, a muitos causa repulsa, estranheza e portanto evita-se, a morte e a degradação do corpo, escreve sem barreiras o que para muitos fica invisível.

Recomendo e muito os poemas de Augusto dos Anjos, ou o conhecido 'Doutor Tristeza', ou ainda o 'Poeta da Morte' ou seja lá qual for o nome pelo qual conhece nosso admirável poeta paraibano!!!

Vieram todos, por fim;  ao todo, uns cem...
E não pode domá-lo, enfim, ninguém,
Que ninguém doma um coração de poeta!
~ Poema do livro Eu: Vencedor - Augusto dos Anjos

Antes do adeus deixo-lhes um presente e degustação de um dos poemas inéditos contidos no livro...

Dizes que sou feliz. Não mentes. Dizes
Tudo que sentes. A infelicidade
Parece às vezes com a felicidade
E os infelizes mostram ser felizes
~ Poema inédito: Ilusão - Augusto dos Anjos

Agora sim, a despedida... Mas não deixe de manter o diálogo sobre o livro comigo, comente  abaixo se já leu Augusto dos Anjos, ou o livro e a sua opinião!


Você pode gostar

Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Olá Eloísa, tudo bem contigo ???
    Primeiramente, preciso dizer que mesmo não conhecendo o trabalho de Augusto dos Anjos (já ouvi o nome dele muitas vezes, mas nunca tive a chance de conhecer de perto o seu trabalho), achei a capa desse livro absolutamente primorosa !!! Que capa linda, adorável, nos passa uma tranquilidade, dá vontade de ficar admirando e emoldura-la !!! ^^
    Fiquei muito feliz por saber que gostou da leitura, que passou a enxergar o poeta com outros olhos, que esse livro foi uma boa experiência para ti. É tão bom quando encontramos pequenas preciosidades dentro dos livros, não é mesmo ???
    Como não conheço nada do Augusto, provavelmente não leria esse livro já, buscaria ler algo dele primeiro para depois entender o que existe por trás de tudo aquilo. Mesmo assim, lhe agradeço pela dica !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá, tudo bem sim. ^^
      NOSSA A CAPA ESTÀ ARRASADORA NÉ?! Tbm a amei, me transmite leveza, tranquilidade. haha
      Realmente amei essa obra, é fascinante demais quando encontramos pequenas preciosidades dentro dos livros, como vc disse.
      Leia o quanto antes mais poemas de Augusto dos Anjos, tenho certeza que vai se encantar e querer ler o livro o quanto antes! ;)
      Bjoos

      Excluir
  2. Amo esse autor,
    vc tem bom gosto literário,amiga!
    Bjos e um domingo de muita alegria!
    http://www.elianedelacerda.com
    B R A V O!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Eli,
      Sériooo?! EU passei a admira-lo ´por meio desse livro maravilhoso! ^^
      Bjoos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oláá Vi
      Muito obrigada, que bom que gostou!
      Bjoos

      Excluir
  4. Oi, Eloísa! Tudo bem? Menina, que capa mais linda é essa? Adorei! <3 E a poesia do Augusto dos Anjos parece ser ótima. Fiquei com vontade de conhecê-la! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Tony, tudo ótimo.
      Nossa, essa apa está maravilhosa demais, assim como a obr!
      Recomendo, o jeito da escrita de Augusto dos Anjos me remeteu aos livros que vc costuma gostar, então imagino que você apreciaria o livro tanto quanto eu. ^^
      Abraçoos

      Excluir
  5. Oi, Elo!
    Amei a capa do livro, mas eu não sou muito fã de poesia...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu
      A capa arrasou demais né?! Nossa, que pena, mas haverá outras hances de quem sabe lhe despertar seu interesse pela poesia, não vou desistir! u.u rsrsrsrs
      Bjoos

      Excluir
  6. Olá, Eloísa.
    Adorei a sua resenha, mesmo esse livro não entrando para minha lista de desejados. Infelizmente esse gênero é um que eu não gosto muito de ler. Mas gostei de saber que o livro deu o destaque que o autor merecia. E que capa linda.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Sil
      Bom, assim como falei para a Lu "haverá outras chances de quem sabe lhe despertar seu interesse pela poesia, não vou desistir! u.u rsrsrsrs"
      Sou suspeita a falar pq como vcs sabem, sou apaixonada por poesia, mas Augusto dos Anjos me surpreendeu demais mesmo. ^^
      Bjoos

      Excluir
  7. Conheço a obra e o autor, mas confesso que nunca li nada dele e adorei essa resenha.
    Fiquei curiosa pelo livro, claro.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista. 2 livros para o vencedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      É uma obra fantástica, recomendo demais, espero que um dia dê uma chance ao livro! ^^
      Bjoos

      Excluir
  8. Oi Eliosa,
    Não sou muito de poemas mas gostei bastante do enredo do livro, quando for ler algo ja sei o que vou pegar ;)
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Jéssica,
      Bom, eu sou apaixonada por poesia, mas devo dizer que esse livro me encantou de um modo bem particular e espero que a encante também. ^^
      Bjoos

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Coincidentemente estou estudando pré-modernismo e Modernismo brasileiro nesse período na faculdade haha li alguns poemas desse autor. Confesso que não gosto muito desse período literário, prefiro os anteriores rs
    Bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá, tudo ótimo hehe
      Nossa, quanta coincidência O.o
      Eu gosto bastante do Modernismo, mas ainda assim aprecio outros períodos, pois alguns autores me fascinam e acabo me interessando pelo período como parte do pacote kkkk
      Bjoos

      Excluir
  10. Oi Elô, tudo bem?
    Que saudades menina! As coisas andam tão corridas que eu não estou conseguindo dar conta de postar, fazer divulgação e visitar meus blogs do coração, acredita? Sem falar nas vezes que eu entro aqui, leio e não consigo comentar, ai que raiva!
    Mas eu não esqueci de você não, tá? <3
    Adorei a resenha e logo quando vi esse livro, lembrei de você!
    Tudo de poemas agora me lembra você hahaha
    Fico feliz que tenha gostado, mas apesar de eu ler os seus poemas, eu não consigo ler um livro sobre isso. Uma pena, né?! ):
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Mari.
      NOSSA QUE SAUDADES DE VOCÊ GURIAAAA!
      E como acredito, te entendo perfeitamente, minha vida em relação a ter tempo também está complicada, mas ainda bem que nossos sumiços nunca interferiram na nossa amizade! hahahahahah
      Fico contente que tenha gostado da resenha, esse livro é minha cara mesmo né?! kkkk
      Ainda bem que apesar de vc não curtir muito ler esse gênero, ainda há espaços para os meus poemas no seu core! ❤
      Bjoos

      Excluir
  11. Olá Eloísa!
    Conheço sim esse poeta e curto bastante. Na verdade as poesias dele são intensas e tristes na minha opnião. Gosto de ler livros de poesias, estou até de olho num poeta português hehehe. Curti bastante seu post.
    Bjos
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      NOSSA SÉRIOOO?! TMJ ENTÃO!
      Raramente encontro pessoas ue amam poesia, então costumo surtar e comemorar muito quando isso ocorre, não se assuste. rsrsrs
      Fiquei curiosa para saber que poeta português seria. haha
      Bjoos

      Excluir
  12. Oi, Eloísa!
    Já ouvi falar muito de Augusto dos Anjos. Apesar de ter gostado muito mesmo da sua resenha, eu não costumo ler poemas. Então acho bem difícil eu ler o livro. rs
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Dani,
      Ahhhhh :'(
      Mas ainda tenho esperanças que de tanto eu encher o saco postando livros do gênero e meus poemas autorais vc, a Lu e a Sil acabem lendo e gostando, afinal a esperança é a última que morre. kkkkk
      Bjoos

      Excluir