FICHA TÉCNICA Autora:  Walter Farias e Daniel Navarro Sonim Editora:  Terceiro nome Páginas:  191 Gênero:  Biografias , Memóri...

26 Comments

FICHA TÉCNICA
Autora: Walter Farias e Daniel Navarro Sonim
Editora: Terceiro nome
Páginas: 191
Gênero: Biografias, Memórias, Literatura Brasileira.
ISBN: 978-85-78161-44-0
Adquira: Comprar
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

SINOPSE
No livro O Capa-Branca, o jornalista Daniel Navarro Sonim reuniu, a partir de manuscritos e entrevistas, as experiências de vida de Walter Farias, ex-funcionário que se transformou em paciente, na década de 1970, do Complexo Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo. Números oficiais dão conta que naquela época o local chegou a abrigar quase o dobro das 9 mil pessoas que tinha condição de comportar.

Aprovado no concurso público para atendente de enfermagem, Walter é designado para cuidar de pacientes acamados ou que perambulam, alheios à realidade, pelos corredores das clínicas do Hospital Psiquiátrico. A vida do protagonista de O Capa-Branca começa a tomar outro rumo depois da repentina transferência para o Manicômio Judiciário, onde ele começa a conviver com pacientes que cometeram crimes, alguns deles violentos e com requintes de crueldade.

A rotina no manicômio abala sua sanidade e o obriga a abandonar sua capa branca, o jaleco que os funcionários vestiam para trabalhar. Dali em diante, ele é obrigado a se internar. Ao se tornar mais um paciente do Juquery, passa a sentir na pele os horrores daquele lugar. Na visão de Walter Farias, que hoje está aposentado, as pessoas acreditam que ele tenha se tornado esquisito depois da convivência por sete anos com os doentes. “Eu aposto que muita gente nem imagina quais são os verdadeiros limites da loucura. Mas será que a mente humana possui limites?”, desafia Walter.




RESENHA CRÍTICA
Recentemente estiveram em minha Universidade os autores Walter Farias​ e Daniel Navarro Sonim​ para a aula magna dos cursos de Psicologia e Enfermagem, os autores promoveram um debate com os alunos sobre a realidade que Walter enfrentou em sua trajetória desde funcionário a paciente do Juquery, um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil, conforme o debate ocorria o meu interesse pela história só aumentava, ao mesmo tempo em que meu assombro quanto a realidade que eles estavam me passando também povoava minha mente, resolvi então que teria de ler este livro e conhecer a fundo os detalhes desta história, portanto hoje lhes apresento a resenha do livro O Capa-Branca​!


O Capa-branca é uma biografia que narra em 1ª pessoa a história de Walter Farias e toda a sua trajetória desde funcionário a paciente do Juquery, um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil.

Walter Farias aos seus 19 anos concorre a uma das 800 vagas disponíveis para trabalhar como Atendente de Enfermagem no Hospital Psiquiátrico de Franca da Rocha através do concurso público, sua trajetória começa ao encontrar seu nome entre os 100 primeiros colocados, a partir dai passa pelo exame psicológico e médico, logo em seguida seu treinamento começa.

Logo de início se depara a uma realidade bem difícil para se lidar, cuidar de pacientes que são taxados de 'loucos' por terem alguns transtornos psíquicos ou muitas vezes por serem as 'sobras' da sociedade, 'loucos', drogados, alcoólatras e mendigos todos ali jogados para a 'limpeza' das ruas, todos amontoados em situações deploráveis, em meio a suas necessidades fisiológicas, pacientes nus, roupas em frangalhos, alheios ao que se passa lá fora.

Walter presencia toda essa situação e este meio em que pacientes eram submetidos, mas além desta realidade que já impacta ainda há os 'tratamentos' aos quais submetiam os pacientes, entre eles destacam-se o coma insulínico e o eletrochoque, a tudo isto Walter é inserido em seu treinamento e dai em diante a linha entre a loucura e a razão começa a ficar cada vez mais complicada, tênue e até mesmo artificial.

O Capa-Branca é um livro impactante, uma história real pincelada com tantas verdades que até então me eram alheias, um relato de um homem que batalhou contra um sistema em plena época da ditadura, vivenciou a 'desumanidade', acompanhou e foi também sujeitado a tratamentos absurdos.

Um relato inacreditável e detalhado de alguém que viveu a realidade do Juquery e com a ajuda do jornalista Daniel Navarro Sonim conseguiu trazer ao conhecimento de muitos leitores tudo o que enfrentou, vivenciou e presenciou, as batalhas e sua trajetória através deste livro para que muitos possam além de conhecer a história do nosso Capa-Branca Walter Farias, também possam ver através de seu relato e seu olhar uma realidade e perceber o quão importante, vital e necessário é o apoio e a luta pelo reforma psiquiátrica!

Conheça você também o desfecho dessa história surpreendente!

Em breve publicarei uma entrevista exclusiva com os autores Walter Farias e Daniel Navarro Sonim, não percam!
Fotos por: Viviana Oliveira Fotografias.

Eloísa Pompermayer
Eloísa Pompermayer Paranaense | 19 Anos
Bookaholic, Otome, Geek e Nerd. Poeta, Escritora e Fotógrafa Amadora. Eclética. Formada em T.I. Apaixona por Literatura, Música, Teatro, Cinema, Artes Plásticas, Meio Ambiente e Filosofia.
♥ Futura Psicóloga ♥


Você pode gostar

Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Eloísa,
    agora vc arrasou com esta postagem!
    Show demais,amiga!
    bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elô!
    Quanto tempo não passo por aqui...
    Eu não sou muito fã de biografias, mas fiquei super interessada nessa. Sua resenha ficou show!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lu
      Nossa verdade, estava com saudades de suas visitas. hahah
      Fico contente que tenha se interessado em ler livro, é uma história que merece ser lida, compreendida e espalhada, tenho certeza que vai gostar.
      Bjoos

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Que história interessante! Nunca li nenhuma biografia, mas a história desse homem parece ser voltada para assuntos que gosto muito de ler.
    Bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá, tudo ótimo.
      Também não tenho o costume de me interessar por biografias, exceto biografias como essa que envolve toda uma causa, que evidencia uma realidade e não aquelas em que a pessoa escreve visando autopromoção e vangloriar-se, se você gosta destes assuntos então recomendo que leia o quanto antes, não irá se arrepender, isso posso lhe garantir! ;)
      Bjoos

      Excluir
  4. Olá Eloisa!
    Esse livro deve ser muito impactante. Parabéns por trazer uma leitura tão diferente e que levanta o debate sobre as condições dos pacientes em áreas assim.
    Bjos
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Kelen
      Realmente é um livro extremamente impactante!
      Obrigada, é um prazer poder espalhar o conhecimento quanto ao livro e essa fantástica história promovendo um debate tão necessário.
      Bjoos

      Excluir
  5. Olá, Eloísa.
    Num primeiro momento é um livro que eu não leria. Gosto mais de ler ficção. Mas lendo sua resenha me interessei muito pela obra. O livro parece ser ótimo e daqueles que precisamos ler para abrirmos os nossos olhos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Sil
      Realmente o livro é daqueles que escancara a verdade, denuncia tudo o que o sistema tenta ocultar, é um livro que nos permite estarmos informados, formarmos uma opinião longe de noticiários tendenciosos, mas sim através da mais dura realidade e então sim lutar por aquilo que acreditamos ser o certo, recomendo e muito que leia!
      Bjoos

      Excluir
  6. Oi Eloisa,
    Confesso que não leio muito biografias. Não faz tanto o meu gênero, mas a obra é muito interessante.
    A sua resenha me deixou curiosa e com vontade de ler.
    Aguardo as entrevistas!
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Jéssica
      Espero que de uma chance ao livro e aprecie a entrevista, tenho certeza que não irá se arrepender! ^^
      Bjoos

      Excluir
  7. Oi, Elô, tudo bem?

    O livro não faz meu tipo de leitura, mas fiquei impressionada com o que Walter presenciou. E tão novinho, né?
    Eletrochoque é uma coisa tão desuma... não gosto nem de pensar!!!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá, tudo ótimo Tami
      Realmente é impressionante e assustador tudo o que Waltr presenciou, ainda mais levando em conta que fez o concurso aos 19 anos!
      Bjoos

      Excluir
  8. Que livro fantástico!
    Há tempos pesquiso o Hospital de Juquery para o Coletivo Criamundo, mas não tinha ouvido falar desse livro ainda...
    Obrigada por compartilhar com a gente ;)

    http://www.leiturasecomidinhas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bia que incrível, já quero saber mais sobre esse projeto e para você então o livro será ainda mais fascinante e útil! ;)
      Bjoos

      Excluir
  9. Oi, Eloísa! Tudo bem? Eu não sou o maior fã de livros nesse estilo, mas recentemente li "Só Por Hoje e Para Sempre", do Renato Russo, e adorei! <3 Talvez eu dê uma chance ao livro em breve. A resenha ficou ótima! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Tony, tudo ótimo. hehe
      Então, eu tenho interesse em ler Só por hoje e para sempre, mas por enquanto tá na lista de espera kkkk
      Eu não gosto muito de ler biografias, mas quando percebo que a biografia irá trazer uma realidade, um contexto histórico e me passar conhecimento eu acabo me fascinando e comprando. ^^
      Espero que dê uma chance ao livro, você irá se surpreender!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Abraçoos

      Excluir
  10. Oie,
    Eu já conhecia o livro superficialmente, mas nunca havia lido uma resenha. Nunca tive interesse por ele, mas confesso que depois de ler sua critica mudei de opinião!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Nossa, espero que possa lê-lo em breve, é um livro maravilhoso! ;)
      Bjoos

      Excluir
  11. Olá!! Que saudade de vir aqui!!
    Sou fascinada por esse tipo de assunto, coisas que envolvem a mente humana. Achei muito bacana esses lados que o livro retrata, sério. Espero poder lê-lo em breve!!

    Beijãoo
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláááá
      Esse livro é chocante, espero que o leia em breve, tenho certeza que irá ser uma experiência indescritível, porém necessária!
      Bjoos

      Excluir
  12. Oi Eloísa, tudo bem ???
    Tenho que confessar que não conhecia esse livro, mas assim que comecei a ler sua resenha me vi instigada, emocionada, curiosa para conhecer todos os detalhes dessa história que infelizmente é pura realidade.
    Tenho grande interesse por esse tema, na realidade, sempre me interessei por relatos como esse. Não sei dizer porque, mas o campo da psicologia me é muito querido, mesmo sendo formada em Arquitetura.
    Já anotei o título aqui em minha listinha, e não sei se existe alguma relação, mas o relato do Walter me fez pensar muito no caso Barbacena, ocorrido aqui no Brasil e muitas vezes desconhecido da maioria da população ...

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem,
      É um livro que relata a mais dura e pura verdade, acredito que todos deveriam ter acesso a essa leitura, muitos brasileiros não tem conhecimento de histórias como essa que infelizmente fez parte da realidade e portanto muitas vezes não lutam por causas realmente justas.
      Espero que possa lê-lo em breve!
      Bjoos

      Excluir
  13. Olá Elo o livro parece bem interessante..Parabéns pela resenha..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vi
      Assunto importante e realista, recomenda!
      Bjoos

      Excluir