FICHA TÉCNICA Organizado por:   Eliane Michelini Marraccini + Colaboradores Editora:  Primavera Editorial Páginas:  360 Gênero:...

10 Comments

FICHA TÉCNICA
Organizado por: Eliane Michelini Marraccini + Colaboradores
Editora: Primavera Editorial
Páginas: 360
Gênero: Psicologia, Psicanálise.
ISBN: 978-85-61977-18-3

SINOPSE
Organizado pela psicanalista dra. Eliane Michelini Marraccini, o livro “O eu em ruína: perda e falência psíquica” é composto por 14 artigos assinados por profissionais com especialização e experiência clínica em psicanálise. Este livro surgiu com o objetivo de ampliar e aprofundar a noção “eu em ruína”, tema da tese de doutorado da coordenadora da obra. A obra “O eu em ruína: perda e falência psíquica” é o primeiro título a ser lançado pela Divisão PSI – unidade de negócio da Primavera Editorial voltada à publicações técnicas focadas na psicologia, psicanálise e estudos associados.

LEIA primeiras páginas do livro gratuitamente clicando aqui!

RESENHA CRÍTICA
Olá Jovens Literários, a resenha de hoje trata-se de mais um livro maravilhoso do Selo PSI da Primavera Editorial, como vocês já sabem, eu sou apaixonada por psicologia e pretendo me formar psicóloga, sendo assim amo  os livros deste selo apesar de eu ainda não estar cursando ainda, então vamos a resenha!

O livro O Eu em Ruínas é mais complexo que os outros dois livros que resenhei do Selo Psi, apesar dos livros Sonhos e Arte: Diário de Imagens e Antes (clique nos nomes para ler as resenhas) terem teorias elas são mais simples de serem compreendidas, até mesmo por pessoas que são mais  leigas nessa área, já o livro O Eu em Ruínas é bem mais complexo, entramos no universo psicanalítico propriamente dito, somos levados a cada artigo a navegar por palavras de excelentes psicanalistas através da Eliane Michelini Marraccini e dos colaboradores.

O livro  é composta por 14 artigos por profissionais com especialização e experiência clínica em psicanálise, O Eu em Ruína surge através do tema da tese de doutorado da Eliane Michelini Marraccini e a partir daí é 'desfiado' e confrontadas as teorias inconsistentes, apresentado e analisando novas atitudes, apontando assim para uma nova abordagem de tal assunto.

A maneira mais fácil que encontrei para definir o que seria O Eu em Ruína foi em uma das pesquisas que fiz para esclarecer minhas ideias, seria esta: "O eu em ruína é a expressão da subjetividade de pessoas com dificuldade em processar o necessário luto, permanecendo impossibilitados de reorganização subjetiva após vivência traumática, submersos em sua dor e perdidos no vazio de si mesmos."

Os artigos são muito bem embasados, algumas situações citadas no livro são muito bem escritas e facilitam o entendimento, é uma abordagem bem interessante que permite ao leitor perceber os pontos abordados pelos autores ao mesmo tempo em que pode identificar fatos que presenciou com outras pessoas, assimilar as teorias, encontrar vários psicanalistas extremamente famosos no livro ao mesmo tempo em que os autoras tomam sua própria posição e direcionam os leitores.

Eu ainda não curso psicologia, porém apesar do livro conter alguns termos técnicos com algumas pesquisas, recorrendo a dicionário pude compreender o tema abordado no livro de maneira satisfatória, recomendo a pessoas que cursam psicologia, á aqueles que assim como eu gosta de ler sobre psicanálise e também a pessoas que passam por algo assim ou que conhecem alguém que esteja nessa situação do eu em ruína, pois com toda certeza vai te ajudar a compreender um pouco mais o que está ocorrendo contigo ou com tal pessoa, mas claro tudo com acompanhamento clínico, afinal não somos nós médicos de nós mesmos!

Me surpreendi com o livro, com a abordagem e com os autores, pois a cada artigo parece que as ideias se complementam apesar de cada um dos profissionais colocarem de sua forma, acredito que seja justamente esse fator que fecha o tema com chave de ouro. Parabéns a organizadora do livro Eliane Michelini Marraccini, aos demais colaboradores e claro,  parabéns a Primavera Editorial por mais uma vez me surpreender com um livro maravilhoso do Selo Psi!

Para compreender mais sobre o livro e os artigos recomendo que acesem a estes dois textos que me ajudaram muito durante a leitura: 


Você pode gostar

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Oi Eloísa!
    Eu achei o nome do livro interessante mas, não seria um livro que eu leria. Não é meu estilo, apesar de já ter pensado em fazer Psicologia. Loucura né?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Luiza
      Nossa, eu sou apaixonada por psicologia, apesar de ter algumas partes que tive dificuldade em compreender foi uma leitura super interessante para mim, mas sei que não é o gênero da maioria das pessoas rsrs
      Bjoos

      Excluir
  2. Nossa que complexo rsrs
    Uma ótima dica para quem gosta :)

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eloísa.
    Infelizmente eu não gosto desse tipo de livro, por isso eu não o leria. Mas que bom que o livro te surpreendeu de forma positiva. Tenho certeza de que muitas pessoa irão gostar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Sil
      Ah sim compreendo hehe
      Realmente o livro me surpreendeu de forma totalmente positiva haha
      Bjoos

      Excluir
  4. Olá Flor
    Tudo bem?
    Confesso que não gosto muito desse tipo de Livro, apesar de Historia e os artigos em si nos passarem uma boa impressão,mas como não é meu tipo de leitura eu passo dessa vez HAHAHA
    Mas admito que gostei da ideia de outros autores participarem e se expressarem cada uma de sua melhor forma! fico feliz que Livro Tenha de impressionado ^^
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá, tudo ótimo!
      Ah sim,, eu compreendo ^^
      Essa ideia de juntas mais autores para cada um se expressar e colocar suas teorias cada um a sua forma é genial né?! haha
      Bjoos

      Excluir
  5. Oi, Eloísa! Tudo bem? Adorei a capa do livro e acho a premissa dele legal, mas não sei se o leria. Tipo, eu até curto psicologia, mas não entendo nada sobre o assunto e acho que ficaria perdido enquanto lia ele! rs Mas adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Tony, tudo ótimo!
      È como eu disse na resenha para ler o livro tem que ter pelo menos uma base ou vai passar a maior parte do tempo lendo o dicionário e pesquisando no google do que lendo o livro rsrss
      O livro como foi publicado pelo Selo Psi ele é voltado para profissionais da área, porém como gosto dessa área e pretendo me formar psicóloga acabo atraída para ler os livros desse Selo. hehe
      Bjoos

      Excluir