Imagem:  Freepik Oláá Jovens Literários! Vocês sabiam que anualmente é comemorado o Dia Internacional da Música no dia 01 de Outubr...

20 Comments
Imagem: Freepik

Oláá Jovens Literários!
Vocês sabiam que anualmente é comemorado o Dia Internacional da Música no dia 01 de Outubro? E é claro que nessa data tão magnífica o Jovem Literário não poderia  deixar de escrever um post especial com indicações de vários livros né?! Se vocês estão esperando um post cheio de indicações com livros excelentes que envolvem música então estão no post corretíssimo!
Primeiro vamos a algumas curiosidades sobre a data:

CURIOSIDADES
Esta data tem o objetivo de homenagear uma das formas de arte mais apreciadas pelas pessoas: a música.
A música exerce uma profunda influência nos seres humanos, sendo capaz de emocionar, alegrar, surpreender, aterrorizar e etc. Consegue despertar todos os sentimentos, até os mais profundos. A música sempre esteve presente na história da humanidade, desde as tribos mais primitivas de seres humanos, sempre como uma produção de cunho cultural ou voltada para o entretenimento.
Fonte: Calendarr,com

ORIGEM DA DATA
A ideia para criar o Dia Mundial da Música surgiu a partir de uma iniciativa da UNESCO, em 1975, através da International Music Council – uma organização não-governamental, fundada em 1949, e que tem o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos através da música.
Fonte: Calendarr,com


Após as curiosidades vamos as indicações de livros da literatura estrangeira e nacional que envolvam a musica, seja  no título, no enredo e afins... O que acham?!

A ÚLTIMA MÚSICA - NICHOLAS SPARKS 
(Drama/Romance/Literatura Estrangeira)

Sinopse: Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte.O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida.
Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.


LOUCA POR VOCÊ - A. C. MEYER - After Dark 
(Filosofia/Romance/Literatura Brasileira)

Sinopse: Atenção: esse livro contém altas doses de romance, situações hilárias, garotos sensuais e o best friend gay mais maravilhoso de todos os tempos...

Julie tem dois grandes sonhos: cantar profissionalmente e fazer com que Daniel a enxergue como mulher. Ele é o charmoso dono do badalado bar After Dark e se diz avesso a compromissos, sempre pronto para noitadas casuais. Em uma noite de muito movimento, o estabelecimento se vê sem um vocalista para dar continuidade à programação musical, e Julie é colocada por um dos sócios de Daniel à frente da banda para resolver o problema.

Mas a voz e a presença de palco da nova cantora encantam o público... e também o atraente garanhão. Descontrolado de ciúmes, Daniel está disposto a usar toda a sua autoridade para tirar Julie dos holofotes e dar uma chance ao seu verdadeiro amor. Ele só não contava com as investidas insistentes de Alan, o sexy guitarrista da banda, que resolveu fazer de tudo para conquistar o coração da nossa mocinha.

Será que o sonho de Julie finalmente vai se concretizar com Daniel ou seu verdadeiro príncipe encantado é o guitarrista sensual?

A PLAYLIST  DE HAYDEN - MICHELLE FALKOFF
(Drama/Jovem Adulto/Romance/Literatura Estrangeira)

Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.




QUASE UMA ROCKSTAR - MATTHEW QUICK
(Literatura Estrangeira)

Sinopse: Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida? Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas.
No blog do Tony Lucas tem uma resenha  maravilhosa:Clique aqui!

UMA CANÇÃO  PARA A LIBÉLULA - JULIANA DAGLIO
(Literatura Brasileira)

Sinopse: Era uma comum primavera numa fazenda qualquer, mas um encontro inusitado aconteceu: a Menina e a Libélula se viram pela primeira vez. Assombrada por um medo irracional da Morte, a Menina é marcada por esse encontro para o resto de sua vida. Compõe então uma canção em seu piano, homenageando a misteriosa libélula.Os anos se passaram, Vanessa vivia em Londres e tinha a vida cercada por seu iminente sucesso como pianista, porém, algo aconteceu, mudando seu destino: Uma doença, uma viagem e um reencontro. 
Vanessa precisará encarar fantasmas que sequer lembrava um dia terem assombrado sua vida, tendo de relembrar a morte do irmão e reviver seu conflito com a mãe. E mais importante e mortal, conhecer a grande antagonista de sua vida, a quem chama de Vilã Cinzenta. 
De Londres a São Paulo, dos Palcos aos Lagos. “Uma canção para a Libélula” é a história de uma alma perdida e de sua busca por quebrar o casulo de sua existência, para só então compreender o sentido da própria vida. Este livro é um profundo mergulho em uma mente nebulosa, permeada por lagos obscuros e pela inusitada morte; não havendo sequer esperanças.

A MÚSICA DO SILÊNCIO - PATRICK ROTHFUSS
(Fantasia/Literatura Estrangeira/Supense e Mistério)

Sinopse: Debaixo da Universidade, bem lá no fundo, há um lugar escuro. Poucas pessoas sabem de sua existência, uma rede descontínua de antigas passagens e cômodos abandonados. Ali, bem no meio desse local esquecido, situado no coração dos Subterrâneos, vive uma jovem.

Seu nome é Auri, e ela é cheia de mistérios.
A música do silêncio é um recorte breve e agridoce de sua vida, uma pequena aventura só dela. Ao mesmo tempo alegre e inquietante, esta história nos oferece a oportunidade de enxergar o mundo pelos olhos de Auri. E nos dá a chance de conhecer algumas coisas que só ela sabe...

Neste livro, Patrick Rothfuss nos leva ao mundo de uma das personagens mais enigmáticas da série As Crônicas do Matador do Rei. Repleto de segredos e mistérios, A música do silêncio é uma narrativa sobre uma jovem ferida em um mundo devastado.

FEITA DE LETRA E MÚSICA - ADRIELLI ALMEIDA
(Jovem Adulto/Literatura Brasileira)

Sinopse: Lívia Bonjardim poderia ser uma garota completamente comum, se não tivesse em mãos um blog chamado Believe com milhares de leitores. O problema é que o blog é anônimo: ninguém sabe quem é a dona, muito menos quem é a garota Believe que ajuda centenas de meninas em seus problemas cotidianos.Quando Lívia perde o caderno que contém as informações do blog, a situação vira uma tremenda bola de neve, até que ela se vê diante de uma situação desesperadora: escolher entre o homem que ama ou os seus sonhos.

PERDIDO SEM VOCÊ - LYCIA BARROS
(Drama/Ficção/Romance/Literatura Brasileira)

Sinopse:  Dante sempre foi um rapaz irrepreensível. Filho de pastor, cheio de fé e com um talento musical nato, seu objetivo de vida sempre foi levar as pessoas a adorarem a Deus através de suas canções. No entanto, seus princípios estremecem quando a sua banda subitamente alcança um sucesso estrondoso, com o qual ele nunca sonhou. Por conta disso, Dante começa a tomar decisões e a assumir compromissos que afetam a sua vida espiritual, a convivência com a sua família e, principalmente, o relacionamento com Angelina, sua namorada. Fora isso, seu vício pelas redes sociais faz com que seu raro tempo vago seja preenchido de forma improdutiva, o que aumenta ainda mais a cobrança dos amigos. Em meio a tudo isso, Dante somente encontra a paz nas conversas com um misterioso artesão, que tentará ajudá-lo a entender o que é realmente importante na vida.

Você pode lê-lo gratuitamente no Wattpad:  Clique aqui!

UMA CANÇÃO PARA JACK - CELIA BRYCE
(Literatura Estrangeira)

Uma Canção Para Jack narra a relação entre Megan e Jack, dois adolescentes que se conhecem no hospital onde estão fazendo um tratamento contra o câncer. Megan não consegue compreender, a princípio, que está doente. Nem mesmo sente assim, pelo menos antes do início da quimioterapia. Ela é uma menina de 13 anos que foi recentemente diagnosticado com câncer. Na ala infantil, Megan fica furiosa com todas as crianças gritando, as decorações coloridas e os blocos de construção que a cercam. É durante o seu primeiro dia lá, que Megan conhece Jackson Dawes, um garoto que encara a vida com bom humor. Jack entra na vida de Megan e os dois criam um vínculo que ajuda a menina a ver a sua vida a partir de uma nova perspectiva. Nessa zona nebulosa entre amigos, começa a surgir algo mais.

SE EU FICAR - GAYLE FORMAN
(Romance/Literatura Estrangeira)

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Confira a minha resenha crítica: Clique aqui





Espero que tenham gostado do post e que aproveitem as dicas, se quiserem ter mais dicas de livros que envolvam músicas, cantores e rock: Clique aqui!


Você pode gostar

Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Música e livros sempre estiveram intimamente ligados pra mim! Parabéns pela ideia do post e pelas indicações! Eu, particularmente, não sou muito fã de romances, acho que você percebeu pelo meu livro! Hahaha Então, dessa lista, o único que eu leria seria a Música do silêncio do Patrick (sou fã dele!). E eu acrescentaria aí alguns livros nos quais os personagens principais são músicos, e que são muito bons também! O nome do Vento do Patrick Rothfuss tem um personagem incrivelmente trabalhado em todas as suas características, e o modo como ele trata a música é apaixonante! A série de livros Rangers, apesar de não ser tão impressionante como os do Patrick, també tem um personagem que é um Arqueiro e que toca bandolin, que é bem interessante! Valem a leitura! Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Dáfne,
      Então eu ainda não li estes que você falou, porém estes do Patrick me interessaram muito, vou tentar lembrar deles na próxima hehe
      Obrigada pelas dicas e indicações e pelo elogio! ❤
      Beijooooos

      Excluir
  2. Como assim eu não li nenhum desses livros ainda???
    Só assisti o filma A Última música.

    Amei seu post, já peguei a agendinha aqui e anotei os nomes dos livros(todos parecem ser muito bons) ♥
    ótima sexta
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Tati
      Que bom que gostou das dicas, espero que aproveite MUITOOO a leitura e que eles superem suas expectativas! ❤ haha
      Bjoos

      Excluir
  3. Oi, Eloísa! Tudo bem? Ahhhh eu adorei o post! E olha só você citando e elogiando minha resenha ali! <3<3<3 MUITO OBRIGADO PELA MENÇÃO, VIU? Eu adoro livros que envolvam música (adoro tanto que coloquei a música como a grande protagonista do meu conto)! Quase Uma Rockstar e A Última Música são excelentes! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá Tony!
      Claro que eu tinha que citar o blog maravilhoso que me apresentou o livro né?! haha
      Que bom que gostou do post, eu também amoo livros que envolvem músicas... *O*
      Abraçoos

      Excluir
  4. Oi
    Nem sabia dessa comemoração, legal e adoro música.
    desses ai eu só li quatro livros e tenho vontade de ler louca por você.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Denise, que bom que gostou do post e das indicações! ^^

      Excluir
  5. Olá!!
    Não li nenhum desses, mas assisti A Última Música e Se Eu Ficar, adorei os dois. A Última Música era o meu filme favorito até conhecer Diário de uma paixão. Acredita que eu não tenho paciência para ler os livros do Nicholas Sparks, mas sou apaixonada pelos filmes? hahahaha.
    Boa dica!
    Beijão!

    http://leitoracretina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito total, porque eu também gosto mais de assistir aos filmes do que ler os livros do Tio Nick, pois choro e sofro muito nas narrativas dele! kkkkkk
      Mas eu amo os livros dele, só acho que ele deveria ser mais bomzinho rsrsrs
      Bjoos

      Excluir
  6. Oi, Eloísa, tudo bem?

    Eu nem sabia que existia um Dia Internacional da Música, olha só!
    Eu não li nenhum dos livros citados, apenas comecei a assistir ao filme da adaptação do livro A Última Música, mas parei por motivos de: Miley Cyrus! hahahahaha
    Recentemente li um livro que tinha a música clássica como "personagem", ele se chama Eterna: O Som do Amor. É bem interessante.
    Adorei o post.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem. hehe
      Nossa este livro, Eterna: O Som do Amor eu ainda não conhecia, obrigada pela dica! ^^
      Ah que bom que gostou do post!
      Bjooos

      Excluir
  7. Já li A Playlist de Hayden (e montei minha playlist) e quero muito ler Louca por Você e Quase Uma Rockstar.
    Adorei seu post. Sou viciada em música.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Luiza,
      Que bom que gostou das indicações! ^^
      Beijoos

      Excluir
  8. Adorei sua seleção ♥
    Preciso criar vergonha nessa minha cara e terminar de ler A Playlist de Hayden!
    Músicas e livros são a combinação perfeita *-*

    Beijinhos ;*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá
      Que bom que gostou, espero que ame o livro A Playlist de Hayden!
      Bjoos

      Excluir
  9. Olá, Eloísa.
    Eu nem tinha ideia da data hehe. Gostei de suas indicações. Desses só li A playlist de Hayden e A ultima musica que amei. Gostei das dicas e vou procurar os outros para ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Sil!
      Que bom que gostou, espero que ame a leitura de A Playlist de Hayden! *-----*
      Tô esperando a resenha já!
      Bjoos

      Excluir
  10. Olá
    O poste é legal, dos que não li tenho curiosidade de ler
    Quase uma Rockstar e Louca por você

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá Denise.
      Espero que leia e ame a leitura, que bom que gostou do post! <3
      Bjoos

      Excluir