Olá Jovens Literários, então... Hoje o post é especial aos meus colegas blogueiros e youtubers pois quando iniciei o blog só eu sei o q...

18 Comments

Olá Jovens Literários, então... Hoje o post é especial aos meus colegas blogueiros e youtubers pois quando iniciei o blog só eu sei o quanto era difícil atrair a atenção de vocês, conseguir que vocês interagissem, comentassem, indicassem ou pelo menos desse uma 'click no +1 para colaborar com a divulgação e engajamento que é o que gera leitores e visibilidade ao conteúdo do blog, claro que sei que hoje eu não sou a blogueira mais aclamada, que recebe 100 comentários, nem a que tenho mais views, mas dá para dizer que o blog tem ganhado visibilidade, tenho me dedicado cada dia meses de experiência na blogosfera e gostaria de compartilhar isso e o que aprendi para ajudar a divulgar a literatura por aí! ^^


**Depois desse parecer e como vocês viram o quão difícil é manter este cantinho, eu agradeceria imensamente o seu click no +1, ou compartilhamento, ou indicação, ou comentário e principalmente o seu seguir no botão azul ao lado 'Participar deste site'... Pedindo colaboração, implorando, chorando as pitangas mesmo! kkkk (É por um bom motivo eu juro! o.O)

Sem mais delongas e chororos, vamos as dicas... kkkkk

Então, a parte mais difícil de se ter um blog é adquirir um público e conquistá-lo, só conseguimos tal feito quando além de um  bom conteúdo nós divulgamos nos locais corretos e agimos corretamente... Sendo assim resolvi dar dicas para blogueiros e youtubers, como eu já havia feito com a dica dos Templates, este será o primeiro post de dicas se perceber que elas realmente estão sendo bem aproveitadas irei postar mais dicas, por isso não esqueça de dar sua opinião abaixo! ^^

A dica de hoje é sobre DIVULGAÇÃO!


DICA 1: Para ter um bom retorno, bom número de views e leitores é necessário que você divulgue muito e de preferência nos locais corretos que irão mesmo te ajudar.
Excelentes lugares para divulgar seu conteúdo é em grupos do Facebook e comunidades do Google Plus, mas para que sua divulgação surta um efeito vocês devem procurar comunidades e grupos que condigam com o tema de suas postagens. (abaixo irei deixar as principais comunidades e grupos nas quais gosto de divulgar meus posts)


DICA 2: Quando for divulgar o link do seu post não vai adiantar apenas lançar o link a 'Deus dará'! Eu mesma não entro em links nenhum quando não deixam uma apresentação sobre o que estará falando no post/vídeo, pode parecer algo óbvio, mas eu mesma já cheguei a lançar link em comunidade sem apresentação (VERGONHA,é eu sei, mas no começo é assim mesmo, as vezes nem 'nos tocamos' kkk).



DICA 3: JAMAIS faça spam!!! Sérissímo! Não tem coisa mais chata e que afaste tanto os leitores como os 'spamzentos' kkkk Mentiria, se eu dissesse a vcs que não comentei 'Sdv?!' no começo do Instagram do blog... Sim, eu já fiz isso e por esta razão mesmo aconselho vocês a não fazer... NÃO SEJA ESSA PESSOA kkkk assim, na maioria das vezes aquela pessoa só está ali por tá, não irá ler um post ou curtir uma fotozinha que seja, ou seja, ela será ghost, fantasminha e ninguém quer postar para fantasminhas! Também nas redes sociais tem os spams que te marcam em fotos ou publicações ou até mesmo manda mensagem no inbox pedindo para curtir/seguir¹se inscrever sendo que você nem conhece a pessoa... Isso é super chato e a pessoa pode ser denunciada a rede social por spam, pode ser bloqueada em grupos (o meu grupo 3 vezes que fizer spam é bloqueio por exemplo!) e essa atitude gera um marketing pessoal HORRÍVEL. Então JAMAIS façam spam! ;)




DICA 4: Se você não interagir provavelmente ninguém irá te conhecer e como outra consequência raramente irá visitar seu blog ou canal. É fato que todo mundo prefere acessar conteúdos de alguém com quem simpatizam e confiam do que acessar links de um estranho, sendo assim... Se você é um membro ghost ninguém irá 'te enxergar' lá! (Claro que eu não interajo em todas as comunidades e grupos que estou e sim escolho aqueles que mais me identifico e volta e meia ou umas conferida e comento haha)

DICA 5: Divulgue seus posts através de fotos no intagram (utilize tags que tenham a ver com seu post, isso aumenta e muito os views), apresentação do tema + link no twitter, se você gosta de ter fotos autorais em seu blog uma excelente dica é ter uma conta no pinterest, no we heart it e no flickr para divulgar suas fotos do blog, divulgar seus posts do dia e também se manter informado através do pinterest sobre assuntos de seu interesse. (Lembrando que em redes sociais só há engajamento se você também interage! ;)




DICA 6: Se você é blogueiro literário, booktuber, leitor ou escritor e quer se manter atualizado a cerca do mundo literário não pode faltar em seu celular o app Goodreads e uma conta nessa rede maravilhosa de informação literária + Estante virtual! O Buzzfeed também é ótimo para isso.

DICA 7: Mantenha o seu perfil do Skoob sempre atualizado, coloque na bio que voc^é blogueiro/booktuber e os links do seu blog, sempre repost lá as suas resenhas com o seu link como fonte, assim as vezes as pessoas leêm sua resenha gostam da forma como você aborda a sua opinião sobre o livro e acaba por se tornar seu leitor assíduo!

DICA 8 [EXTRA]: (MUITA CALMA NESSA HORA, POR FAVOR!) Evitem palavrão! (Não, eu não sou santa... Também falo palavrões, sou humana, erro também, mas evitar é sempre bom né??) Assim se o seu canal é literário, por lógica ele transmite cultura e deve ser acessível a todos os públicos e de preferência a todas as idades... Pensa aqui comigo antes de me taxar de 'vovózinha cafona retro' rsrsrs Eu por exemplo assisto a vídeos de canais literários com minha irmã mais nova, ficaria meio constrangedor se do nada ela ou minha família escutasse um palavrão sendo que eu tinha dito que ia ver conteúdo literário... E muitos leitores não curtem ler/ouvir esse tipo de linguagem sendo assim aqui é uma dica a se pensar, fica a seu critério saber distinguir o que é melhor para você e seu canal! (Essa é uma opinião extra e pessoal minha! hehe)


DICA EXTRA POWER: Aqui eu vou publicar os grupos do Face e as comunidades do Google Plus onde eu mais divulgo! ;)
  • Blogueiras, Gurus & Seguidoras - Face: (Este sem dúvida é um dos grupos em que mais interajo, opino e comento... É um grupo excelente, fiz algumas amizades e conheci muitas blogueiras fantásticas como a Vanessa do Blog Vanessa Medeiros, a Lena do blog Docinho de Avelã que tá começando e já está com uma escrita e um comportamento super profissional, a diva do youtuber Bia Satírio do canal Espelho da Bia (Para quem ama make, estilo alternativo e um cabelo colorido divino esse é O CANAL! ❤) e a Helena do blog iniciante porém já lacrador Leituras e Gatices, entre muitaas outras divas! ^^
  • Livros, Escritores, Booktubers & Blogueiros Literários - Face: Este grupo eu criei recentemente, com o intuíto de juntar o universo literário em um grupo só, sem excluir os escritores, ou booktubers, ou os blogs literários, ou aqueles que amam literaura, nem quem tem blog de textos autorais hehe Aqui mantenho contato e interajo com meus queridinhos do mundo literário. ^^
  • Livros, Escritores, Booktubers e Blogs Literários - Google Plus: Esta comunidade também é administrada por mim, atualmente conta com 600 membros e é aqui que ajudo com o +1 e onde acesso aos posts que me chamam a atenção.
  • Divulgue seu Blog, Site, Etc... - Google Plus: Essa comunidade é para todos os blogueiros, de todos os temas e gostos... Adoro ela, então não poderia deixar de indicá-la a vocês!
  • Livros - Google Plus: Esta comunidade é excelente para pegar dicas, conhecer blogs e canais literários de excelentes conteúdos e tudo o que nós amantes da leitura apreciamos!
  • Clube dos Livros - Google Plus: Esta é de longe a comunidade mais organizada de todas as que eu participo, aprecio muito a forma de divulgação dos membros e sempre fico por dentro dos melhores eventos, promoções, lançamentos e muito mais graças a esta comunidade!
  • Skoob - Google Plus: Esta comunidade tem poucos membros, mas as vezes menos é mais... Este é o caso, pois os 'poucos' que estão lá são excelentes!
  • Não esqueçam de comentarem a opinião de vocês e deixem seus links para que eu confira o seu conteúdo! (Não é spam ou só link, é um conjunto dde apresentação do qual falei) Apresente seu blog e a vc mesmo, postando nos comentários o tema principal que você costuma publicar no seu blog/canal, me recomende um de seus posts que você acredita que eu irei gostar e ae sim... Também publique sua opinião sobre o post.

Abraços e espero que aproveitem as dicas.


Você pode gostar

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Oi Elo, excelentes dicas! Foi assim mesmo que comecei. Acho que o mais importante é justamente nos engajarmos, nos relacionarmos e criarmos um grupo legal de amigos e blogueiros e fidelizar leitores, que é algo tão difícil. Ainda bem que meios de divulgação hoje não faltam. O problema são aqueles que fazem spam ou adoram escrever coisas na a ver, jurando que vão passar nos seus blogs assim :/ Mas enfim. E claro, que de nada adianta divulgar se o blog ou canal não tiver conteúdo de qualidade e posts frequentes. Eu mesma deixo de visitar blogs que não postam sempre. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mirella, fico feliz que tenha gostado, realmente concordo contigo... sem um bom conteúdo não adianta mesmo, mas enfim espero ter ajudado com as dicas e obrigada por deixar sua opinião!
      Bjoos

      Excluir
  2. Estou começando agora e adorei as dicas!!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Que ótimo que gostou, espero que aproveite muito e sucesso! o/
      Bjoos

      Excluir
  3. Elô, definitivamente não pertenço a esse mundo, gata... tenho o blog há mais de sete anos, eu acho. Se tiver 25 seguidores é muito. Não sei lidar com isso, mesmo lendo dica por dica. Não que elas não funcionem, quem não funciona sou eu, kkkk; No Face já incentivei várias pessoas a criarem a própria fanpage e em meses, elas têm muito mais likes que a minha fanpage. Sei que realmente EU sou a única responsável por isso. Adoraria ter condições para manter $$$ alguém cuidando das minhas redes socias, mas como não tenho... Fico maravilhada em ver você, uma menina de tenra idade tão engajada na arte de divulgar arte. Ainda bem que você existe, grande alma!! Deus te abençoe e parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii Mila!
      Sei como é, já estive no seu lugar e muito provavelmente irei voltar a estar, apesar de amarmos a literatura temos que trabalhar com outra área pois o tão sonhado viver dos livros, para os livros e pelos livros ainda está bem longe neste mundo em que escritores e artistas não são tão valorizados e subestimados, antes quando trabalhava e estudava não tinha tempo para me dedicar a um blog e tudo o mais, hoje tenho e estou conseguindo ampliar meu trabalho, no próximo ano estarei na faculdade e trabalhando então meu tempo será reduzido drasticamente, mas darei o meu máximo para manter o blog ativo ^^
      E eu te entendo pois sei que é assim, o grande problema é conseguir divulgar, eu demoro uns 30 minutos no máximo para escrever os posts, mas para ter bom retorno tenho qque passar aproximadamente 4 horas e meia, postando em comunidades, grupos, divulgando nas redes sociais do blog... Então eu sei que seu trabalho é lindo e só não tem mais apreciadores devido a falta de disponibilidade sua em divulgar, pois tem que trabalhar, cuidar da sua família, se preocupar com a casa e tudo o mais... Mas saiba que estou aqui para o que precisar! <3
      Obribadaa por cada palavra de incentivo, apoio e carinho, vc é uma pessoa fora de série, antes de ser minha escritora parça você é minha amiga!
      Bjooooos

      Excluir
  4. Amei seu post! muito obrigada pelas suas dicas, me ajudaram muito! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, fico feliz que minhas dicas tenham lhe ajudado, eu desejo que seu blog cresça cada dia mais! Sucesso... ^^
      Bjoos

      Excluir
  5. Oiii! Adorei as dicas, comecei um canal literário a pouco tempo e ainda tenho poucos inscritos vou começar a seguir às dicas 😃

    http://youtube.com/channel/UC4BQ2BhFfDb8nEcSomglfsQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá,
      Espero que as dicas lhe ajudem muito e sucesso com seu canal! ;)

      Excluir
  6. Adorei as dicas Eloísa! Grande abraço!

    https://www.youtube.com/AdmirávelLeitor

    ResponderExcluir
  7. Quando quiserem dar uma olhada, Muito Obrigado :)
    Hoje não é o dia das mães, mas nunca se é tarde para fazer uma homenagem a essas mulheres incríveis. Então não deixe de parabeniza - la. Mesmo que você não tenha a sua, dê um abraço naquela pessoa que lhe é especial.

    https://www.youtube.com/watch?v=nTxoeyz5brc

    ResponderExcluir
  8. Quando quiserem dar uma olhada, Muito Obrigado :)
    Hoje não é o dia das mães, mas nunca se é tarde para fazer uma homenagem a essas mulheres incríveis. Então não deixe de parabeniza - la. Mesmo que você não tenha a sua, dê um abraço naquela pessoa que lhe é especial.

    https://www.youtube.com/watch?v=nTxoeyz5brc

    ResponderExcluir
  9. Olá, amei as dicas e já estou seguindo, quando puder, dá uma passada no Literotopia para tomar um chá, deixo aqui o link da resenha de A Inquilina de Wildfel Hall, da Anne Bronte, a mais ousada das irmãs por escrever uma crítica á submissão feminina em plena era vitoriana, um livro polêmico para a época, mas que ainda aborda um tema bastante atual, que é o relacionamento abusivo.

    https://www.youtube.com/watch?v=HFkvTwRfG2U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou das dicas. Não conhecia o livro que citou vou me informar no skoob, parece interessante!
      Bjos

      Excluir