FICHA TÉCNICA Autor: Christopher Phillips Introdução por: Clóvis de Barros Filho Editora:  Citadel Grupo Editorial Páginas:  220 Gên...

10 Comments

FICHA TÉCNICA
Autor: Christopher Phillips
Introdução por: Clóvis de Barros Filho
Editora: Citadel Grupo Editorial
Páginas: 220
Gênero: Filosofia
ISBN: 978-85-68014-03-5
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
SINOPSE
Sócrates Café - Christopher Phillips é um homem com uma missão - reviver o amor do questionamento que Sócrates inspirou há muito tempo, na antiga Atenas. Phillips não só apresenta os fundamentos do pensamento filosófico neste 'charmoso' guia, ele também lembra o que o levou a iniciar o seu programa e recria algumas das sessões mais revigorantes, que vêm a revelar, por vezes, surpreendentes reflexões, muitas vezes profundas sobre o significado do amor, amizade, trabalho, vida, e etc. Em síntese: uma leitura divertida sobre a faísca que acende quando as pessoas começam a fazer perguntas significativas.

RESENHA CRÍTICA
Sócrates Café é um livro maravilhoso, que traz para a realidade do leitor o amor pelas perguntas, o amor pela indagação, o amor pela essência da filosofia.
"Sempre há mais para se descobrir. Essa é a essência e a magia do que passei a chamar de 'socratizar'."
- Christopher Phillips
O livro narra desde o sonho de Christopher pelas perguntas até a sua decisão de deixar seu emprego e dedicar-se as perguntas, no entanto ele pensa como poderia fazer osso acontecer, é então que decide iniciar a partir de um método já utilizado por Sócrates, reunir pessoas em locais e começar um diálogo onde as perguntas são mais importantes que as respostas e as respostas acabam por originar mais perguntas. Com isso ele se torna o que chama de 'facilitador de diálogos filosóficos', então começa a pensar em um local apropriado para realizar os encontros e logo vem a mente um lugar maravilhoso para tal questão, um local onde as pessoas vão para tomar o famoso cafezinho, com isso é criado o Sócrates Café.

O objetivo não é falar propriamente as perguntas e respostas de Sócrates, mas permitir que as pessoas se tornem o próprio 'Sócrates' e socratizem.

Desde a primeira narrativa dos encontros do Sócrates Café o leitor já é totalmente envolvido, o leitor não é espectador ou platéia, mas ao mesmo tempo um 'protagonista', ao menos foi assim que me senti... Pois lendo as questões tão maravilhosas a cerca de nosso mundo foi impossível para mim ler as 'respostas do livro' sem criar as minhas próprias perguntas, minhas próprias respostas, foi impossível para mim não socratizar junto ao livro.





Christopher e todos os 'Sócrates' do livro tem uma maneira única, contagiante e maravilhosa de filosofar, tem visões divergentes, mas em algum ponto a uma ideia que entra em concensso com as demais, tem aquela narrativa que leva o leitor a vivenciar o livro, se apaixonar pela filosofia, pela arte de socratizar e fazer as mais belas perguntas... Como diria Clóvis de Barros Filho 'Eu me surpreende com o que digo', realmente o leitor se surpreende com seu diálogo interior ao ler este livro, surpreende-se com o patamar em que suas perguntas alcançam, surpreende-se com sua curiosidade.

Christopher promove o Sócrates Café  com o leitor através de seu livro, acredito que esta já era sua ideia até porque ele nos convida a criar nosso próprio Sócrates Café, após este livro não terei mais como reverter o meu amor pela filosofia e pelas perguntas, depois de socratizar não tenho mais como acalmar a minha 'criança curiosa' que está na fase dos 'porques' enquanto descobre o mundo maravilhoso e encantador em que vive.

Quando você lê Sócrates Café passa a ir mais além do amor pela filosofia, passa a amar e se encantar cada dia mais com o mistério que é a vida! 

Minha irmã de apenas 9 anos leu o livro e se apaixonou e agora como diz ela 'Agora posso entender o seu amor pela filosofia Elo!', e ganhei uma amiga para realizar o meu Sócrates Café particular! Por isso recomendo o livro a todos, sem idade, sem excessão, sem contra indicações, Socratize você também!
"Hoje não faltam cavernas para nos alienar de nós mesmos." 
- Introdução: Clóvis de Barros Filho.




Você pode gostar

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Oi!
    Tambem gosto muito de filosofia mas não conhecia o livro, gostei da resenha, fiquei com vontade de ler.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Obrigada, e super recomendo o livro, com certeza você irá se apaixonar pela narrativa e pelas experiências filosóficas contidas em Sócrates Café hehe
      Abraços.

      Excluir
  2. Oi Eloísa!! Eu não conhecia esse livro e parece muito interessante. Eu tive contato com as obras de Platão que foi o comentador mais famoso de Sócrates. Quando tiver uma oportunidade dê uma lida. Tenho certeza que você vai adorar. Enfim, o livro é interessante e me interessei muito em lê-lo, vou colocá-lo na minha lista de desejos. Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Léo!
      Então, realmente o livro é fantástico e super recomendo a você já que sei que és apaixonado por filosofia, realmente é um livro maravilhoso!!!
      Bjoos

      Excluir
  3. Oiee,
    Não conhecia esse livro, mas como uma estudante de ciências sociais e apaixonada por Sócrates preciso ler ;p
    Eu te indiquei em uma TAG no Screepeer *o* Espero que gostee
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/2015/07/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ágatha!
      Realmente para quem ama ciências sociais é um livro e tanto! Tenho certeza que irá se apaixonar heheh
      Vou conferir a tag ;)
      Bjoos

      Excluir
  4. Oie,
    eu não conhecia o livro e mesmo não sendo muito meu estilo achei bem interessante.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Bem eu acredito que você irá apreciar e muito a leitura, pois como falei não é um livro 'centrado no monótono' e sim envolvente, que faz o leitor participar dos diálogos narrados hehe
      Bjoos

      Excluir
  5. Minhas experiências com filosofias não foram muito boas, acho que eu realmente não gosto do tema rs
    Mas talvez eu tente dar uma nova chance
    Beijos
    Dri
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse é um livro especial, vai por mim, você irá gostar eee
      Bjoos.

      Excluir