Ficha Técnica Autor:  Harper Lee Editora:  José Olympio - Grupo Editorial Record Páginas:  254 Gênero:  Drama, Literatura Estrange...

17 Comments
Ficha Técnica
Autor: Harper Lee
Editora: José Olympio - Grupo Editorial Record
Páginas: 254
Gênero: Drama, Literatura Estrangeira.
ISBN: 978-85-03009-49-2
Avaliação: ★ ★ ★  ★ x 1.000.000.000... (O livro é excelente então fui 'obrigada' a multiplicar mina avaliação rs)
Compare Preços: Clique Aqui!

Sinopse
A nova edição de um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna.

Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.

O sol é para todos, com seu texto forte, melodramático, sutil, cômico (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.

Com nova tradução e projeto gráfico, este clássico moderno volta à cena, justamente quando a autora lança uma continuação dele, causando euforia no mercado. Desde o anúncio de sua sequência, O sol é para todos é um dos livros mais buscados e acessados no site do Grupo Editorial Record. Já vendeu mais de 30 milhões de cópias nos Estados Unidos e, no último ano, ganhou a recomendação do presidente Barack Obama, que proferiu o seguinte elogio: "Este é o melhor livro contra todas as formas de racismo."

-Vencedor do Prêmio Pulitzer.
-Escolhido pelo Library Journal o melhor romance do século XX.
-Eleito pelos leitores de Modern Library um dos 100 melhores romances em língua inglesa.
-Filme homônimo venceu o Oscar de melhor roteiro adaptado.


Resenha Crítica
O Sol é Para Todos é um clássico a literatura norte-americana, quando pensamos em um livro assim logo criamos muitas expectativas que normalmente faz com que nos decepcionamos a leitura, porém este definitivamente não é o caso, NÃO MESMO!

O Sol é Para Todos é um livro  maravilhoso, muito bem escrito, uma realidade extremamente bem retratada, uma visão incrível que amplia os horizontes dos leitores, envolve e prende o leitor a história, nos comove e nos emociona de uma maneira fantástica e quase inacreditável! Sempre ouvi falar muito desse livro, ouvi incontáveis elogios sobre a obra e algumas raras críticas, porém nem com todos os elogios que já me falaram sobre o livro eu poderia pensar que ele seria tão INCRÍVEL assim, que seria tão bem narrado e teria uma exposição e uma realidade histórica ocorrida na Grande Depressão!

Eu me maravilhei, me emocionei, me envolvi e sobre tudo me comovi com a narrativa, com a história, e com os personagens: Atticus, Jem e claro Jean Louise (ou como todos a camam Scout). O livro é narrado com a perspectiva inocente que só uma criança pode ter, send assim a narrativa é realizada pela querida e teimosa Scout, Scout Finch é uma menina orfã de mãe que vive com seu pai advogado Atticus Finch, seu irmão mais velho Jeremy Atticus Finch (Jem) em uma casa em Maycomb, no estado o Alabama, Estados Unidos.

Scout é uma criança ingenua, com pensamentos e dúvidas conflitantes em relação a sociedade, além e teimosa e e certa forma impulsiva, a menina tem um gênio difícil e não pensa duas vezes em entrar em uma briga se isso impedir que seus coleguinhas caçoem ela ou de sua família, acontece que em uma sociedade e 1930 tem regras quanto ao que uma menina pode e o que deve fazer, bem como a um menino, e andar se metendo em brigas e usando macacões são atitudes imperdoáveis nessa sociedade, o que leva a menina a sofrer com comentários maldosos e que não fazem o mínimo sentido para a nossa querida narradora. No entanto, nossa Scout é uma criança dócil, inteligente, com opinião fascinante e envolvente, e suas traquinagens de crianças mega divertidas com seu irmão Jem e com Dill (seu futuro marido, como diz Scout), o sobrinho a vizinha que passa todo ano as suas férias com sua Tia Raquel em Maycomb.




Uma as traquinagens preferias desses três inseparáveis amigos é tentar fazer com que seu vizinho Arthur Radley (ou como eles o chamam Boo Radley), que a anos está recluso a sociedade pós seguno boatos ter se metido em encrenca em sua adolescência, sendo assim nossos protagonistas ' mirins' não o conhecem, e como toda boa imaginação que crianças dispõem é claro que este fato daria em uma boa fantasia assustadora, os três aprontam de tudo tentando tirar Boo de sua comoda casa... (Se eles conseguem ou não vocês terão que 'ler para ver' rsrs).

Em meio as traquinagens infantis, Atticus assume um caso extremamente delicado e complicado para a época, um estupro cometido 'teoricamente' por um negro a uma mulher branca, quer teria assunto mais polêmico para a época que este? Acredito ser impossível de encontrar! Atticus é indicado a defender o negro Tom sobre a acusação, com isto Scout, Jem e Atticus é claro, além de enfrentar a um julgamento polêmico que irá afetar suas vidas, ainda terão que enfrentar junto ao caso o julgamento racista e o 'retrocesso' da evolução da justiça!

O que este caso poderá criar na ingenuidade de uma criança? Como uma criança irá agir a cerca de tamanho racismo e injustiça? Como nossa Scout irá agir perante aos comentários das demais crianças, adultos e idosos de uma sociedade 'conservadora' e extremamente racista? Como Scout enfrentará a sua 'Guerra Particular' em meio a crise de 29? Que princípios nossa pequena protagonista irá prear em sua vida? O SOL É REALMENTE PARA TODOS?

Venha descobrir a resposta para estas e mais perguntas em O Sol é Para Todos! Venha  viver a realidade histórica dessa época e se aventurar no mundo e visão de Scout!

Boa Leitura e aproveitamento pessoal desse livro a você! ;)


"Este é o melhor livro contra todas as formas de racismo." 
~ Barack Obama. 


Você pode gostar

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Olá! Gostei bastante da resenha. Eu vi tanto comentários positivos para este livro mas não tinha procurado a sinopse ainda e adorei. Já quero ler ^^
    Beijos
    www.deliriosliterariosdasnow.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol!
      Realmente é um livro maravilhoso, tenho certeza que você irá amar ler. RECOMENDO!
      Bjoos

      Excluir
  2. Para tudo!!! Que resenha foda Eloísa! Eu estou louco pra ler esse livro e com uma resenha dessas estou mais animado ainda. Vou comprar esse livro em breve. Estou encantado!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Léo!
      Vlw, realmente é um livro maravilhoso, super recomendo... Tenho certeza que você irá curtir e muito a leitura ;)

      Excluir
  3. Eu tenho uma meta de ler alguns vencedores do Pullitzer, e esse tá na minha lista há tempooos!

    P.S.: Tem sorteio literário no blog!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca este na primeira colocação a sua lista de leitura que ele é perfeito! Você não vai se arrepender haha
      Obaaaaaa... Sorteiooo, vou participar agr mesmo *---------*
      Bjoos

      Excluir
  4. Oláá!
    Você falou tão bem do livro que eu fiquei animada para ler.
    Sua resenha ficou maravilhosa!!
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá!
      Fico contente que tenha gostado, realmente o livro é maravilhoso.. Recomeno que você leia o quanto antes *O*
      Bjoos

      Excluir
  5. Oi Eloísa!
    O legal desse livro é que você tem um 'aproveitamento pessoal' como você disse ao final da resenha.
    E isso me animou a lê-lo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ale!
      Leia e com certeza não irá ter nenhum arrependimento! ;)
      Bjooos

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha Elô, esse livro da Harper é muito intenso e por se tratar de uma assunto que até hoje é latente O Preconceito racial, mexe muito conosco e com nossa visão de mundo. Uma leitura que vale a pena ler muitas vezes... Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa!
      Realmente o livro é igualzinho ao que você descreveu! Com certeza irei ler e reler muitas vezes haha
      Bjoos

      Excluir
  7. A RESENHA FICOU MARAVILHOSA...O LIVRO DEVE SER MUITO BOM..PARABÉNS..ELO..BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é maravilhoso! Super recomendo *O*
      Bjoos

      Excluir
  8. Oi Êlo!
    Estou vendo um monte de críticas positivas sobre esse livro mas até então estava com pé atrás por ser um clássico (e normalmente não me dou bem com clássicos), mas depois da sua resenha, vou dar uma chance para o livro!
    Acho seu blog muito fofo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju
      Nossa! Fico lisonjeada em saber que somente ao ler minha resenha é que despertou aquela mega curiosidade ao ler o que eu senti com esta leitura!
      Super recomendo o livro, tenho certeza que você irá se apaixonar, pois eu me apaixonei e assim como você não é todos os clássicos que me envolvem! haha
      Obrigadaa *O*
      Bjoos

      Excluir
  9. No final do filme, o negro se safa ou não?

    ResponderExcluir