FICHA TÉCNICA Autoras: Irene Gaeta e Marisa Catta-Preta Imagens:  Antônio Peticov Editora:   Primavera Editorial Páginas: 43...

14 Comments


FICHA TÉCNICA
Autoras: Irene Gaeta e Marisa Catta-Preta
Imagens: Antônio Peticov
Editora: Primavera Editorial
Páginas: 434
Gênero: Psicologia
ISBN: 978-85-61977-42-9
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★ (Tem como eu adicionar aqui a quantia de estrelas existentes no universo inteiro? Rsrs)
Compre: Clique Aqui!

SINOPSE
Esta obra, baseada nas pesquisas e nas experiências clínicas das autoras Irene Gaeta e Marisa Catta-Preta, aborda como os símbolos se revelam tanto na arte como nos sonhos. As imagens dos sonhos são ampliadas por meio da instigante arte de Antônio Peticov. O livro tem como proposta ser um Diário de Imagens, no qual o leitor poderá registrar os relatos dos sonhos e a expressão artística referente a eles.

As imagens de Peticov evocam e inspiram diferentes emoções, e tratam das imagens oníricas e de sua ampliação, portanto, a obra do artista tem tudo a ver com este diário de imagens e de sonhos. O sonho e a arte são expressões da subjetividade e do inconsciente a serem exploradas, e o livro Sonhos e arte oferece ao sonhador a possibilidade de registrar a forma particular de cada um chegar à essência de sua alma.

RESENHA CRÍTICA
Olá Jovens Literários, hoje vou falar deste livro maravilhoso chamado 'Sonhos  e Arte' , um livro que muito me fascinou e que continuará me fascinando e me motivando a observar, interagir e compreender os meus sonhos e me motivando a arte!

Como vocês já devem saber, eu sou apaixonada por psicologia e pretendo seguir com esta profissão maravilhosa e envolvente, outro ponto chave que vocês devem conhecer, é a minha apreciação e encanto pela arte, então com certeza encontrar um livro maravilhoso desses foi o melhor presente que poderia ter ganhado!

A Primavera Editorial tem vários livros maravilhosos e quatro selos, mas aquele pelo qual me apaixonei foi o Selo Psi destinado a publicação de livros de psicologia, no entanto vocês não precisam apreciar  ou ser apaixonados por psicologia como eu sou para sentir a 'necessidade gritante' de querer adquirir o livro 'Sonhos e Arte' e vou lhes explicar bem o porque. 

Todos nós devemos nos conhecer antes de mais nada, no entanto em nossa sociedade é quase improvável dar vasão a nossos  sentimentos, expressões e ter uma 'real liberdade' não é mesmo?! Contudo, felizmente temos um local onde não precisamos fingir ou  se esconder da sociedade ou até de nós mesmos, lá podemos ser autênticos, sem meias verdades, sem limitações, temos total liberdade! Presumo que a esta altura você esteja se perguntando onde deve ser este local, pois você precisa conhecê-lo, precisa deste 'tempo' para você... Qual não é a surpresa ao saber que este lugar tão fascinante e único são nossos sonhos!




Recentemente li uma matéria onde estudos apontavam que nós sonhamos todo dia em média de 3 à 5 sonhos por noite, mas que na maioria não nos lembramos deles ao acordarmos, só este direcionamento já me maravilhou e no livro eu tive a confirmação desta afirmação. Agora é natural termos curiosidade e indagar: Porque não lembramos de nossos sonhos? Quais devem ser estes meus sonhos ao qual ignoro? Que 'filme' inconsciente  devo ter sido diretor está noite? O que os sonhos significam? Porque sonhamos? Eu mesma me fiz essas perguntas várias vezes, mas as respostas para isso só encontrei ao ler este livro.

O livro ' Sonhos e Arte' nos direciona a compreender o sonho através dos estudos realizados pelas autoras e através Psicologia Analítica de Jung, mas não daquela maneira enfadonha, que mais nos confunde do que esclarece as dúvidas, mas sim daquela maneira envolvente que faz nós pensarmos 'Como não havia notado isso antes?', mas o livro vai além de esclarecimentos, além de estudos, ele nos propõe e nos orienta a buscar nossa 'própria pesquisa', nosso 'auto-entendimento' de nossos sonhos.

"Os sonhos são as palavras-guia da minha alma."
- Carl Gustav Jung- Livro Vermelho.

Achei fascinante o fato da obra não ter rodeios, a leitura não é cansativa e sim empolgante, a fonte e a cor das páginas colaboram para que a leitura flua rapidamente, bem como o tamanho das letras, o livro contém apenas 73 páginas escritas (dá em diante é por sua conta), que funcionam como o apontamento da psicologia analítica de Jung, como esclarecimento de alguns fatos e como 'manual' para que você construa seu diário de imagens.  Ok, mas o que seria este diário de imagens?
Bem, o livro contém imagens esplendidas de Antônio Peticov, um local onde você coloca descrições de seu sonho e os relata de acordo com as instruções contidas no livro, que fascilita a você relembrar seus sonhos, após isto o autor do diário faz a sua expressão artística da imagem, com isso cada autor do seus respectivos diários tem a sua própria pesquisa sobre sonhos e desenvolve o entendimento e reflexão dos avisos que seu inconsciente lhe proporciona através de sonhos. 
"Olhar nossos sonhos é como observar retratos de nossa vida interior e desenhá-los é trazer para a vida consciente aquilo que se passa no interior de nossa alma. É um presente diário que recebemos das partes mais profundas de nossa psique. Imagens que transformam, que falam mais do que palavras e refletem o caminho que nos leva à totalidade e à essência do nosso ser." 
- Marisa Catta-Preta.
O diário é secreto, sendo assim ninguémm além do autor pode ter acesso as informações, aos sonhos relatados, a suas conclusões  ou a sua expressão artística, sendo assim eu não posso lhes passar meus resultados... Porém após algum tempo de meu estudo irei narrar como me sinto e o que a experiência fez  com o meu eu... Mas eu já super recomendo este livro, ele é relaxante e lhe ajuda a sair de viagem ao encontro de si próprio, de todas aquelas verdades que você esconde, de seus pensamentos mais sórdidos e também dos seus pensamentos mais criativos!

"Só poderá corresponder plenamente às exigências da necessidade exterior, de maneira ideal, caso de adapte também a seu próprio mundo interior."
- Irene Gaeta.

Sejam muito bem-vindos a viagem para a busca por você! Bem-vindo ao seu universo interior, ao seu equilíbrio! Bem-vindo ao seu 'filme particular'!
"Ponham um pouco do seu coração no sonho e com isso a metade da tarefa estará cumprida."
- Carl Gustav Jung


Você pode gostar

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Oie,
    Adoro psicologia e o Jung *0* Faço ciências sociais, mas não consigo me afastar desses livros e dessas questões da mente humana, sonhos e arte.
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii....
      Eu tbm sou apaixonada por psicologia e pelos estudos de Jung *O*
      Fico contentíssima em saber que você também gosta! hehe
      Bjoos

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha!! Ansioso p/ fazer meu diário de sonhos também!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa! Você irá amar montar cada pedacinho da história de seu inconsciente e de seus sonhos mais ocultos! É realmente fascinante.
      Bjoos

      Excluir
  3. Oi, Eloísa! Tudo bem? Olha, eu não costumo ler livros assim, mas fiquei bem interessado nesse pois curto psicologia e esse lance de estudar os sonhos... Adorei a resenha! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa Tony!
      Fico feliz que tenha gostado, eu realmente amo psicologia e não podderia deixar de resenhar um livro tão maravilhoso quanto este!
      Abraço...

      Excluir
  4. gostei da resenha demais, e esta capa? super linda
    http://unhas-e-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! *-* A capa é realmente maravilhosa haha
      Bjoos

      Excluir
  5. Olá, Eloísa!
    Não costumo ler livros assim, mas a sua resenha está ótima! Realmente gostei!
    Quem sabe eu não dê uma chance a esse livro?! rs
    Beijos
    Dri
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá´
      Fico feliz que tenha gostado! *o*
      Quem sabe um dia hhehe
      Bjoos

      Excluir
  6. Olá!
    Admito que não sou muito fã de livros de psicologia, mas depois da sua resenha eu fiquei com muita vontade de ler esse livro.. Achei interessante você fazer um estudo dos seus sonhos. Já quero kkk'
    Beijos :*

    www.deliriosliterariosdasnow.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol!
      Realmente o livro é bem interessante, e como falei ele é fantástico até para os não apaixonados por psicologia, tenho certeza que você irá amar hehe
      Bjooos

      Excluir