Segundo o Portal G1  "A 9ª edição do Salão do Livro Vale do Aço chega a Ipatinga - MG hoje dia 13 e irá até o dia 17 de maio de 20...


Segundo o Portal G1 "A 9ª edição do Salão do Livro Vale do Aço chega a Ipatinga - MG hoje dia 13 e irá até o dia 17 de maio de 2015, com o tema “Cordel e Literatura”, homenageando o mestre do cordel José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges.

O evento terá como sede o Centro Cultural Usiminas, onde será montada a Feira de Livros e realizadas as atividades culturais. Será oferecida ao público uma diversificada grade de programação cultural, com exposição das obras de J. Borges, oficinas de xilogravura e cordel, oficinas recreativas, espetáculos para visitação escolar e para público em geral, cineminha literário, mesa redonda sobre inclusão nas salas de aulas, lançamentos de livros e bate-papos com os escritores.

Este ano o projeto traz como tema central “Cordel e Literatura”, que é um tipo de poema popular, oral e impresso em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.


J. Borges
José Francisco Borges é um dos mestres do cordel, um dos artistas folclóricos mais celebrados da América Latina e o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo. Ele nasceu em 20 de dezembro de 1935 em Bezerros, Pernambuco.

Filho de agricultores, começou a trabalhar aos dez anos de idade na roça, e negociava nas feiras da região, vendendo colheres de pau que ele mesmo fabricava. Autodidata, o gosto pela poesia fez encontrar nos folhetos de cordel um substituto para os livros escolares. O artista estará em Ipatinga ministrando oficinas e expondo suas obras."


Você pode gostar

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Aqui na minha região o cordel não é muito conhecido, mas eu admiro muito essa arte! Acho que a feira vai estar ótima!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah aqui também não é muito conhecido, mas particularmente eu acho fantástico! heheh
      Bjoos

      Excluir