Segundo o  Portal Vermelho  "Mais uma vez na praça e mais uma vez gratuito. Dessa vez, o tema da VI edição da Feira do Livro Infan...


Segundo o Portal Vermelho "Mais uma vez na praça e mais uma vez gratuito. Dessa vez, o tema da VI edição da Feira do Livro Infantil de Fortaleza, apoiada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, é a poesia. O evento, que acontece de 27 a 30 de maio, será realizado na Praça do Ferreira e a programação é gratuita, com abertura da Banda Dona Zefa no dia 27 e encerramento dia 30, às 18h com show da cantora Ana Cañas.

Organizada pela Casa da Prosa, e com o patrocínio da Endesa Fortaleza, do Governo do Estado, por meio da Secult, e do Ministério da Cultura, a Feira do Livro Infantil de Fortaleza vai para sexta edição atraindo e estimulando centenas de novos e velhos leitores. Com o tema ‘A poesia vai à feira’, o evento vem conquistando um público cada vez mais cativo e interessado pela leitura.

“A programação e o projeto sempre foram voltados com o objetivo de formação de um público leitor, principalmente entre as crianças e jovens. Os adultos acabam sendo fascinados pela mesma alegria da descoberta, do encontro e do conhecimento que o livro proporciona, além de pensarmos um evento para estimular a cadeia produtiva do livro”, explica Almir Mota, coordenador geral da feira.

Este ano, a programação será toda concentrada na Praça do Ferreira, que abrigará a agenda de palestras, oficinas e encontros do evento, serão 32 expositores, entre livrarias, editoras e agremiações literárias, como associações e academias de letras, sendo principal espaço de leituras e atividades infantis para escolas o Espaço Endesa Fortaleza Criança.

O evento acontecerá na Praça do Ferreira, em Fortaleza, entre os dias 27 e 30 de maio, e contará com uma programação de contação de histórias em todos os dias, lançamentos literários, encontro com escritores e ilustradores convidados, minioficinas para crianças e oficinas para jovens.

A poesia vai à praça!
Horário Dídimo é o poeta homenageado nesta edição da feira do livro infantil. Ficcionista e ensaísta brasileiro, é professor do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. Formado em Direito (UERJ) e Letras (UFC), mestre em Literatura Brasileira (UFPB) e doutor em Literatura Comparada (UFMG).

Escreveu vários livros no campo de poesia, ensaio e literatura infantil, entre os quais se destacam 'Tempo de Chuva', 'Tijolo de Barro', 'A palavra e a Palavra' (Amor - palavra que muda de cor), 'A nave de Prata', 'A Estrela Azul' e o 'Almofariz' (poesia).

É membro da Academia Cearense de Letras, da Academia Cearese da Língua Portuquesa e membro correspondente da Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris (Salvador-Bahia). Durante toda a programação da feira serão lidos e declamados poemas de sua autoria, além da entrega de um placa em homenagem ao autor.

Difusão
A VI Feira do Livro Infantil vem mais uma vez promover a leitura e a literatura infantil e juvenil, em especial as pequenas editoras do Nordeste e demais regiões, através da divulgação massiva das atrações do evento, onde serão oferecidos shows, lançamentos de livros dos convidados de todos os estados e diversas regiões brasileiras.

Este ano o tema da feira é a poesia. Além de oficinas e recitais de poesia, a programação contará com atrações que vão estimular o gosto pelo gênero literário. Será homenageado o escritor, professor e poeta Elias José, especialista em literatura infanto-juvenil. Estreou na literatura com a obra 'Mal Amada' em 1970, apoiado pelo jornalista e escritor Murilo Rubião.

Contudo, não era um autor de todo desconhecido. Em 1962, ganhou o primeiro lugar num concurso de contos promovido pela revista Vida Doméstica. Em 1968, recebeu um honroso segundo lugar no Concurso José Lins do Rego da Livraria José Olympio Editora.

Mas foi com seu livro 'Contos', publicado pela Imprensa Oficial, que ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (CBL) como Melhor Livro de Contos de 1974 e o prêmio Governador do Distrito Federal como Melhor Livro de Ficção de 1974.

Programação
Já confirmados na programação da VI Feira nomes como a dupla Jujuba e Ana Nogueira, contadores de histórias do Rio de Janeiro, a banda Dona Zefa, o escritor carioca Fábio Araújo, o autor e roteirista Guilherme Mendicelli que lançará seu ultimo trabalho, o escritor paraibano Rossandro Klinjey, recital poético com a Academia Maria Ester de Leitura e Escrita e a compositora e cantora paulista Ana Cañas, encerrando a programação no dia 30 de maio.

Agenda escolar
Cerca de 100 escolas públicas e particulares de Fortaleza e da região metropolitana terão uma programação especial na qual serão agendadas previamente para o espaço Endesa Fortaleza Criança. As inscrições para participar dessa programação acontecem pelo telefone 85- 8526- 1201

Promoção
As vendas de livros na VI Feira terão descontos de até 30%, inclusive nos lançamentos. O objetivo é tornar cada vez mais acessível o preço das obras, beneficiando o público. O volume de vendas no ano passado ultrapassou seis mil livros entre as editoras participantes.

Serviço
VI Feira do Livro Infantil de Fortaleza
Quando: de 27 a 30 de maio de 2015
Onde: Praça do Ferreira
Gratuito
85-3252.3343 / 8526-1201"

Fonte: Assessoria da Secult


Você pode gostar

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: