Segundo o site Capital Teresina  "Luiz Alberto Mendes é um ex-detento que cumpriu 32 anos de prisão e que se tornou um escritor e c...


Segundo o site Capital Teresina "Luiz Alberto Mendes é um ex-detento que cumpriu 32 anos de prisão e que se tornou um escritor e colunista respeitado depois de descobrir a paixão pela leitura e escrita na cadeia.

Ele está em Teresina desde ontem (dia 20) para ministrar uma oficina literária aos detentos das Penitenciárias Feminina e Irmão Guido; abrir o projeto "Leitura Livre", de incentivo à leitura nos presídios do Piauí; e, amanhã, lançar dois de seus livros - Memórias de um sobrevivente e As cegas.

O lançamento de seus livros ocorrerá hoje a partir das 19h na Livraria Anchieta, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, zona Leste. 

Atualmente, Luiz tem 60 anos, cinco livros publicados, uma coluna em uma revista mensal e de acordo com a revista IstoÉ Independente, "quase dez anos de um dos raríssimos casos de alguém que conseguiu sair de uma cadeia brasileira melhor do que entrou".

O ex-detento era analfabeto e entrou na prisão por latrocínio, onde estudou e leu compulsivamente durante anos. Saiu como um dos primeiros presos de São Paulo a formar-se em Direito na PUC, tudo por correspondência. Solto há quase dez anos ele sobrevive como escritor desde que ganhou a liberdade."

"A novidade veio pela sua própria força de vontade e com o auxílio de alguns notáveis abnegados que fazem trabalhos voluntários nas cadeias, como Sophia Bisilliat e Fernando Bonassi. Luiz Alberto Mendes se alfabetizou, leu compulsivamente durante anos e anos, fez primeiro e segundo graus por correspondência, prestou vestibular, passou com louvor e foi um dos primeiros presos do Estado de São Paulo a cursar uma faculdade. Direito na PUC. Deu aulas na cadeia, começou a escrever ainda preso e publicou seu primeiro livro, “Memórias de um Sobrevivente”, pela editora Companhia das Letras, enquanto estava na cadeia. Nessa mesma época, começou a produzir aquela que deve ter sido a primeira e única coluna mensal escrita por um encarcerado num veículo de comunicação periódico. Luiz está solto há quase dez anos. Cumpriu praticamente 32, dois além do limite que a legislação determina no Brasil (por conta de uma fuga que empreendeu décadas atrás). Há algumas semanas lançou seu quinto livro, “Desconforto”, pela editora Reformatório, seu primeiro de poesias. Foi finalista do respeitado prêmio Jabuti e vive da literatura desde que viu a cara da rua novamente. Além dos livros, continua com sua coluna mensal na revista “Trip” e com seu blog no site da mesma publicação. Esteve algumas vezes dando entrevistas memoráveis no programa de Jô Soares, mas foi no “Provocações”, ancorado pelo ator e diretor Antônio Abujamra na TV Cultura, que deu provavelmente seu depoimento mais rico e instigante. Vale muito a pena ler seus livros e ver a mencionada entrevista, disponível no mesmo YouTube das cabeças arrancadas. O link é: http://goo.gl/lLWUjk. Quanto uma exceção rara como esta, alguém que segundo suas próprias palavras era um ladrão estúpido, violento, bestificado e inconsequente e conseguiu se transformar numa figura de verdade reintegrada ao convívio social, poderia nos ensinar? Não só sobre o que fazer com o depósito de carne prensada e necrosada em que se transformaram as cadeias brasileiras, mas sobre como podemos, a partir de soluções um pouco mais inteligentes e equilibradas, evitar que continuemos fritando na mesma chapa quente uma massa composta por cidadãos desgraçados que não têm nada (e que por isso mesmo nada têm a perder) e por outros que têm e, cada vez mais aterrorizados, vêm comprando câmeras, erguendo muros, fugindo para shoppings (já ameaçados pelos rolezinhos) e condomínios, blindando portas e carros e pagando milícias particulares formadas exatamente por aqueles da primeira turma."

Leia também a  entrevista com  o  Luiz Alberto Mendes, clique aqui!

Fontes:
http://www.capitalteresina.com.br/noticias/geral/ex-detendo-paulista-lanca-seu-quinto-livro-em-teresina-27920.html

http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/343852_CADEIA+PRODUTIVA

http://ogusmao.com/2015/05/13/entrevista-com-luiz-alberto-mendes/


Você pode gostar

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: