APRESENTAÇÃO! Hoje estou aqui para falar do meu gênero preferido em literatura, é um dos tipos de escrita em que nós brasileiros somos c...

APRESENTAÇÃO!

Hoje estou aqui para falar do meu gênero preferido em literatura, é um dos tipos de escrita em que nós brasileiros somos campões! Afinal quem nunca se encantou, riu, chorou, viveu, leu e sonhou junto aos versos poéticos e rimados de autores repletos de legados deixados como: Cecilia Meireles, Vinícius de Morais, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Manuel Bandeira e Cora Coralina?

Se existe um ser que nunca tenha lido este gênero e se encantado este eu sem dúvida desconheço e bagagem literária não lhe é seu forte! Hoje venho por meio desse informar que meu poema preferido foi substituído, eis que o novo ocupante na posição de primeiro lugar é o poema “É Preciso” da Márcia Christina Lio Magalhães, devo confessar que quando criança só lia e emprestava livros de poemas na biblioteca ficava enfadada se alguém me contraria-se e me obriga-se a ler a tão famosa coleção vagalume *Não que eu não gostasse da coleção, mas cá entre nós poesia é outro nível, né? As palavras tão misteriosas, os versos de prosa sempre me despertavam aquela menina curiosa. kkk

Meu ex poema preferido era o Canção excêntrica – Cecília Meireles este ano trai a Cecília eis que minha escritora preferida é a Márcia, uma escritora tão querida; o meu poema preferido também hoje oficialmente é substituído o poema “É Preciso” é o meu mais novo lema de vida.



CRÍTICA E RESENHA!

Vou começar falando sobre você minha querida, amada e simpática escritora @ma.magallhaesbr e sobre nossa amizade que está na minha lista de prioridades... Se queres saber mesmo o que sinto por ti acho que tu mesma já descreveu naqueles versos que são teus, no poema que em quarto passei a declamar, amo-te exatamente daquele jeito curioso, feliz e zeloso, de quem a tua amizade sabe cuidar, o poema Amo-te do livro Poetar é Preciso e fantástico assim como a nossa amizade que com o tempo só faz aumentar.


Ao ler seus livros é muito válido citar “Guia-se pelo céu, mas é na terra que repousa os pés.”(Poema: Diálogos – Poetar é Preciso) Afinal fui guiada aos céus lendo seus poemas . “Das rosas, só o perfume levas; esmagas os espinhos do caule do coração...” (Poema: Presságio – Livro Poetar é Preciso) O que dizer de um vero tão marcante quanto este? Não sei me faltam palavras!
O poema É Preciso é agora o meu lema de vida, é simplesmente incrível, um sentimento complexo, mas ao mesmo tempo singelo, versos verdadeiros, conselhos por inteiros, é como uma canção que faz chorar.


E o poema Meus Versos como poderia não me identificar? Minha cara escritora sou sua cumplice e aliada de suas palavras ali contidas.
Um poema lindo e sorrateiro que toma o leitor por inteiro, que o enche de devaneios e o conduz a pensar, refletir , rir e sonhar é o poema O Tempo que ainda agora me faz sonhar. “Pois ao passado, foi dado a chance de ser, Ao presente, de ter, E, ao futuro, de permanecer...”.
Em seu poema O Poeta é citado em verso “O poeta é anjo que só faz sonhar...” nesse eu dou um palpite e ouso acrescentar tu és poeta, é anjo que só faz sonhar e fazer teus leitores a neste teu sonho lhe acompanhar.


Em o Chão de Estrelas me fez sonhar, concordo contigo quando diz que há sempre e espero que assim de vez em sempre será¹.
Com o poema Eu Não Sei me identifiquei, pois ouso lhe contar, peço-lhe para em segredo guardar... Assim como ti eu não sei, mas compreendo e sinto tudo o que li ali.


Legenda:

Será¹ - Escrita com falta de concordância linguística proposital.


Você pode gostar

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Minha querida Eloísa, fico muito feliz em saber que meus livros lhe trouxeram tão boas emoções! Obrigada pelo carinho das palavras, pela linda Resenha, e pela nossa amizade, pois que a poesia uniu! De almas dadas estamos!! Carinhoso abraço... Má Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou da minha resenha, pois eu particularmente amei os livros assim como amei ter me tornado sua amiga!
      Bjos e muitooo sucesso!!!

      Excluir